Jornadas Europeias do Patrimonio em Silves

cartaz JEP_2017Silves

 

 

O Município de Silves vai assinalar nos dias 22 e 23 de Setembro mais uma edição das Jornadas Europeias do Património. Estas Jornadas são uma iniciativa anual criada pelo Conselho da Europa e da União Europeia e envolve meia centena de países. Nestes dois dias o município vai apresentar um programa muito especial onde o património e a natureza vão estar em destaque.

 

 

No dia 22 de Setembro será lançada on-line uma brochura sobre as Lojas com História”. Esta publicação apresenta o levantamento dos estabelecimentos mais antigos em funcionamento no concelho algarvio. Estes estabelecimentos funcionam como um autêntico “Museu Vivo”, onde o visitante vai poder experimentar cheiros, sons, texturas e até adquirir produtos originais sempre agraciados por muita simpatia. Ao todo são uma dezena e meia de estabelecimentos, alguns com portas abertas desde o século XIX ou começo do século XX.

 

 

Já a 23 de Setembro, pelas 10:00, vai acontecer a batida fotográfica  “Olhar a Paisagem, proteger o Património e a Natureza. Esta caminhada fotográfica vai acontecer junto da zona ribeirinha e tem como objectivo registar a natureza existente na cidade e a sua importância.

 

 

 

As melhores 24 fotografias, que vão ser escolhidas por um júri, vão ser apresentadas numa exposição colectiva. Esta exposição vai acontecer de 20 de Outubro a 15 de Janeiro de 2018, na Igreja da Misericórdia de Silves.

 

 

Para os mais jovens o Município preparou o workshop Manhãs de Cal. Esta iniciativa vai acontecer das 10:00 às 13:00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves. Neste local o público infantil vai poder ter a a oportunidade de fazer uma experiência de pintura a fresco, confecionando as suas próprias tintas coloridas à base de cal e pigmentos naturais, para logo em seguida as aplicar numa tela, com desenho temático inspirado em elementos característicos da cidade. A participação é livre, porém deve realizar inscrição prévia.

 

 

Jornadas Europeias do Património vão acontecer de 22 a 23 de Setembro, em Silves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.