Lagoa de Óbidos: 250 quilos de berbigão apreendidos

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, apreendeu ontem, dia 18 de Novembro, na Lagoa de Óbidos, 250 quilos de berbigão vulgar (cerastoderma edule), com o valor estimado de 1 250 euros, por captura ilegal.

No âmbito de uma fiscalização, os militares abordaram três veículos que transportavam berbigão vulgar, sendo que os bivalves foram capturados em local com estatuto sanitário de “Zona C”. A apanha de moluscos bivalves em “Zona C” significa que neste local só podem ser capturados animais que tenham como destino unidades de transformação, não podendo ser comercializados para consumo directo. Além do referido, os infractores não possuíam licença válida para desenvolver a sua actividade naquele local.

Desta acção, resultou a identificação de três homens com idades compreendidas entre 40 e 52 anos, tendo sido elaborado os respectivos autos de contra-ordenação, cuja infracção corresponde a uma coima que pode atingir os 50 mil euros.

Os bivalves por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural. A GNR alerta que a captura deste tipo de bivalves, em zonas de captura interditas sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.