Leiria: Dois detidos por posse ilegal de 113 quilos de meixão, em operação STOP

O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, hoje, dia 3 de julho, deteve, dois homens de 31 e 37 anos, pelo crime de dano contra a natureza, na Auto Estrada do Litoral Centro (A17), em Monte Redondo.

As detenções foram efectuadas no seguimento de uma abordagem a uma viatura, que seguia em plena A17, indiciando circular de modo irregular, sendo a mesma encaminhada para a área de serviço daquela Auto Estrada em Monte Redondo para fiscalização.

No decorrer da fiscalização os militares da Guarda verificaram que a viatura transportava vários sacos de congelação com 113 quilos de meixão, Anguilla Anguilla, congelado.

A enguia europeia, Anguilla Anguilla, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos tanto em Portugal como noutros países intervenientes na rede de distribuição, que inclui a Europa, o Norte de África e as ilhas dos Açores, Madeira e Canárias, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução. O meixão congelado apreendido, no mercado europeu poderia alcançar um valor de 56 000 euros, já no mercado asiático o preço desta espécie ainda viva pode alcançar os 7 000 euros/quilo.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.

Esta ação contou com o reforço do Posto Territorial de Monte Redondo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.