Lindoso e Rio de Onor são as últimas aldeias apuradas para a final das 7 Maravilhas

RIO DE ONOR

 

 

A votação nas 49 aldeias pré-finalistas a concurso na eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias terminou ontem à noite, com o apuramento das duas finalistas na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas: Lindoso e Rio de Onor. A Gala foi transmitida ontem à noite pela RTP1 a partir de Pedrógão Grande.

LINDOSO

 

 

Na abertura da Gala foi emitida uma declaração do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que referiu que “Portugal é assim. Várias vezes parecia que morria e renasceu. Ao longo de séculos de história tivemos cataclismos, desastres, flagelos, tivemos tragédias e refizemo-nos. Quando uma parte de Portugal renasce é Portugal todo ele que está a renascer solidariamente”. Acrescentando que “a grande Maravilha de Portugal é sermos portugueses. E é Portugal ser como é, capaz de renascer, como aqui se começou a renascer e se vai renascer num futuro próximo”.

 

 

 

Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande tornaram-se símbolos da proteção do território, com uma programação televisiva dedicada à promoção turística da região. À noite a Gala decorreu junto aos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, numa homenagem aos heróis nacionais. Renascer e Proteger foram as palavras de ordem, pelo simbolismo associado às Aldeias em Áreas Protegidas a votação durante o dia de ontem.

 

 

 

Tatanka, músico e vocalista dos The Black Mamba, assume a missão de mentor musical do projeto. Ao longo das Galas protagoniza com Artistas Convidados, momentos acústicos únicos e intimistas, sendo que ontem partilhou o palco com Lúcia Moniz. Também David Fonseca e os Tocá Rufar subiram a palco, para homenagear a região afetada pelos incêndios.

 

 

 

A eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias foi organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso foram votadas todos os domingos, por chamada telefónica.

 

 

 

As 14 finalistas são:

 

 

 

Aldeias Ribeirinhas:

Dornes

Santa Clara a Velha

 

 

 

Aldeias Rurais:

Paderne

Sistelo

 

 

 

Aldeias de Mar:

Azenhas do Mar

Fajã dos Cubres

 

 

 

Aldeias Remotas:

Castro Laboreiro

Piódão

 

 

 

Aldeias Autênticas:

Castelo Rodrigo

Podence

 

 

 

Aldeias Monumento:

Monsaraz

Monsanto

 

 

 

Aldeias em Áreas Protegidas:

Lindoso

Rio de Onor

 

 

 

A 27 de agosto a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6219 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.