Lisboa: Apreendidos 855 Kg de amêijoa-japonesa

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Lisboa, apreendeu ontem, dia 9 de Junho, 855 quilos de amêijoa-japonesa com o valor estimado de 8550 euros, em Lisboa.

No decorrer de uma acção de vigilância ao recinto do Parque das Nações e zona envolvente, os militares da Guarda detectaram um indivíduo, com cerca de 40 anos, que efectuava a descarga da amêijoa para o interior de uma viatura ligeira.

Apesar da captura destes bivalves ser permitida, os operadores que pretendam proceder ao movimento de moluscos bivalves, devem obrigatoriamente fazer-se acompanhar por um documento de registo, sendo este o único documento que assegura a sua qualidade sanitária.

O consumo de bivalves que não tenham sido sujeitos a depuração ou controlo higiossanitário pode colocar gravemente em causa a saúde pública, devido à possível contaminação com toxinas.

Ainda no decorrer da fiscalização e após uma análise mais detalhada, os militares da GNR verificaram que cerca de 50 quilos destes bivalves não possuíam o tamanho mínimo exigido por lei, estabelecido em 3,5 centímetros.

Como resultado desta acção, foram elaborados os respectivos autos de contra-ordenação, cuja coima poderá ascender aos 37 mil euros.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.