Lisboa: PSP detém 4 suspeitos por Furto de várias Viaturas de gama alta

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 11 de Janeiro, procedeu à detenção em flagrante delito de 4 homens, por serem suspeitos da prática de crimes de furto de viatura e falsificação de documentos associados a uma das viaturas furtadas.

Uma das detenções ocorreu no seguimento da notícia de furto de viaturas em stand, onde a rápida intervenção policial permitiu interceptar e identificar o autor do ilícito, procedendo à abordagem do mesmo, vindo a apreender 2 (duas) viaturas avaliadas em 42 000€, que tinham sido recentemente furtadas.

O detido, no passado mês de Dezembro furtou uma viatura na cidade do Porto, tendo enganado um funcionário do stand, permitindo-lhe a apropriação da viatura sem que o primeiro se apercebesse das suas intenções. Já no mês de Janeiro, e desta feita na cidade de Oeiras, voltou a furtar uma outra viatura, como o mesmo “modus operandi”.

O detido foi presente na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Oeiras, para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhes sido mantida a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Em paralelo, foi efectivada a detenção de outros 3 suspeitos, tendo sido desencadeada após ter sido detectada uma viatura furtada a entrar num armazém na zona de Lisboa com o propósito de se trocaram as matrículas originais por outras pertencentes a uma viatura distinta.

Essa manobra foi verificada por uma equipa da investigação criminal do Comando metropolitano de Lisboa da PSP que de imediato realizou as diligências necessárias com vista a deter os suspeitos e recuperar a viatura furtada.

Posteriormente, quando os suspeitos se encontravam na via publica a circular com a viatura furtada, foram abordados e detidos em flagrante delito pelo crime de Furto e Uso de Viatura e Falsificação de Documentos.

A viatura furtada que já dispunha de outras chapas de matrícula apostas (falsas) foi apreendida, procedendo igualmente à apreensão das chapas de matrícula originais da viatura furtada que se encontravam espartilhadas e prontas para serem deitadas ao lixo.

Não tendo sido possível apurar a participação real na consumação do furto da viatura, os 3 detidos foram conduzidos à esquadra e foram notificados para comparecer na Instância local, Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa, a fim de serem sujeitos a julgamento sumário.

Todos os suspeitos detidos detêm vários antecedentes por crimes contra o património, mormente nesta tipologia em particular, tendo inclusive sido detidos e indiciados pela PSP em crimes semelhantes. A PSP continuará a envidar esforços investigatórios no sentido de aferir a sua real responsabilidade em factos criminais pretéritos, bem como procurará promover uma atenção especial e dedicada a esta área criminal, sendo ela definida como altamente prioritária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.