Lourinhã acolhe e promove várias iniciativas em redor da abóbora

A abóbora, uma das principais culturas agrícolas produzidas na Lourinhã, será homenageada entre 26 e 28 de Outubro, na 5ª edição do Festival da Abóbora, que decorre no Pavilhão Multiusos de Atalaia, uma iniciativa da Freguesia da Lourinhã e Atalaia.

Esta iniciativa promove desta forma a freguesia e o concelho, um dos maiores produtores de abóbora a nível nacional, e conta com a presença de vários produtores de abóbora, expositores de doçaria e um espaço dedicado aos artesãos locais.

O Festival da Abóbora abre ao público, no dia 26 de Outubro, às 18:00 até às 24:00, no sábado 27 o horário de funcionamento será das 11:00 às 24:00 e no domingo, dia 28, abre portas às 11:00 e encerra às 19:00.

Mais de 8 toneladas de abóbora, de vários géneros e formatos estarão em exposição durante os 3 dias do certame. Quem visitar o Festival da Abóbora pode assistir a demonstrações gastronómicas, workshops, entre outras actividades. Pizza de Abóbora e Chèvre, Hambúrgueres em cama de Abóbora, Bacalhau Gratinado com Abóbora, Crepes de Doce de Abóbora com Amêndoa, Cerveja Artesanal de Abóbora e Batata Doce, são algumas das muitas iguarias que os visitantes podem apreciar durante o festival. Estará também em exposição uma abóbora gigante com mais de 600Kg, a maior abóbora produzida na Áustria, que esteve a concurso no Festival Internacional de Ludwigsburg, na Alemanha, e irá estar presente no festival uma colecção de cerca de 100 abóboras representativas de todas as regiões do Mundo.

O programa completo do Festival da Abóbora 2018 pode ser consultado aqui.

Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, destaca: “Este ano realizamos a quinta edição desta iniciativa que tem atingido bastante sucesso e tem atraído muitos visitantes de vários pontos do País. É um evento familiar temático, centrado na agricultura e no mundo rural com ênfase nas potencialidades da abóbora quer no aspeto nutritivo e de inovação na gastronomia, quer na doçaria e ainda em produtos do dia-adia. Esperamos vir a receber cerca de 9 mil visitantes”. Além das actividades já mencionadas, o Festival da Abóbora irá ainda dinamizar mais uma edição do Concurso Nacional de Abóboras e do Concurso Nacional de Doce de Abóbora, bem como a confecção da já tradicional Torta Gigante com Doce de Abóbora cujas vendas irão reverter para uma associação de cariz social da freguesia. Pedro Margarido refere ainda que “estão reservadas algumas surpresas de âmbito europeu, fruto de parcerias com alguns dos maiores Festivais Internacionais de Abóbora, que decorrem noutros países da Europa. A abóbora gigante, uma colecção de abóboras de todo o mundo e estamos em contacto com um escultor de abóboras internacional, que tudo indica virá após a competição em que está presentemente na Alemanha”.

Ainda dentro do âmbito do Festival da Abóbora está incluída a Rota Atlântica da Abóbora, uma iniciativa que desafia os visitantes a descobrirem alguns locais turísticos como o Dino Parque da Lourinhã, o Museu da Lourinhã, os Moinhos de Vento e, como não podia deixar de ser, a magnífica Costa da Prata, a zona costeira do Oeste.

Adicionalmente, entre os dias 20 e 28 de Outubro, decorre também a Semana Gastronómica da Abóbora, nos vários restaurantes aderentes desta iniciativa, cujo desafio particular durante esta semana é a apresentação de pratos cujo ingrediente principal é a abóbora. As propostas são variadas, das mais tradicionais às mais inovadoras, de que é exemplo a Bola de Berlim com recheio de abóbora, uma iguaria criada pelo Chef Chakall e que está disponível num dos restaurantes aderentes, o Areal Beach Bistrot by Chakall.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.