“Marca a vez”: Uma app para evitar filas nas compras e ajudar os portugueses a reduzir o risco de exposição ao novo coronavírus

“Marca a vez” é a aplicação (app) que pretende facilitar a ida às compras, evitar filas de espera e aliviar a difícil fase de limitações que a pandemia de COVID-19 impôs aos estabelecimentos de atendimento ao público.

Foi desenvolvida por dois portuenses, estudantes da Universidade de Aveiro – Sofia Ribeiro e Diogo Carvalho -, e está disponível em: https://marcavez.pt. O projecto tem como objectivo abranger todos os espaços de atendimento ao público e destina-se a todos os consumidores.

A utilização é simples e requer apenas três passos. Na plataforma online, o utilizador escolhe o estabelecimento comercial ao qual se pretende dirigir, marca o horário, verifica as suas escolhas e, por fim, recebe um código que deve apresentar quando se desloca ao local.

Sofia Ribeiro, responsável pelo projecto, a ideia da aplicação surgiu no início de Março, face às limitações de frequência impostas aos estabelecimentos comerciais: “Quando nos deparámos com a nova regra dos estabelecimentos comerciais – que apenas permite a presença de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados -, decidimos contribuir de alguma forma que pudesse facilitar as deslocações das pessoas às compras e evitar as filas de espera desnecessárias, reduzindo, também, o tempo de exposição da pessoa fora de casa. Assim, criámos uma plataforma onde as pessoas podem, antes de sair de casa, articular com os estabelecimentos comerciais ou com os serviços de atendimento ao público aderentes a marcação da visita.

A plataforma está pronta a ser disponibilizada para qualquer espaço de atendimento ao público, como grandes cadeias de venda a retalho, supermercados, farmácias, serviços públicos (CTT, Lojas do Cidadão, Finanças, etc). Numa fase inicial, o sistema prevê que as marcações efectuadas através da plataforma representem apenas 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial, percentagem esta que poderá vir a ser ajustada consoante a adesão que se venha a verificar.

Cada espaço de atendimento ao público que pretenda adoptá-la, deverá contactar a equipa que desenvolveu a app e, após a adesão, informar os seus clientes que já poderão efectuar as marcações através da plataforma.

De acordo com Sofia Ribeiro, a apresentação da aplicação “Marca a vez” tem alcançado uma boa receptividade: “A plataforma tem merecido os melhores elogios de potenciais utilizadores, quer na óptica de recomendação do uso da plataforma, quer na vertente de gestores dessa utilização. E embora a aplicação tenha surgido em contexto da pandemia, acreditamos que ela possa vingar por tempo indeterminado, uma vez que, a distância de segurança deverá continuar a ser observada ainda por muito tempo nos espaços de atendimento ao público.

De referir que, a plataforma “Marca a vez” foi desenvolvida a nível independente pela dupla de estudantes, não estando inserida no âmbito universitário. Neste sentido, o projecto está aberto a qualquer investidor interessado em apostar nesta app inovadora.

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