Márcia sobre o Festival da Canção: “O desafio maior para mim foi fazer uma canção honesta”

31857374993_12f05b52ba_k

 

“Agora”, composto e interpretado por Márcia, será o primeiro dos 16 temas que poderão ser escutados na edição de 2017 do Festival da Canção. Para este evento foram convidados vários compositores que irão “competir” para ser o representante português que irá até Kiev para disputar a grande final da Eurovisão, que se realiza no dia 13 de Maio. 

 

 

O convite chegou-me por parte do Henrique Amaro, que muito estimo. Por isso, e também pelo facto de há muito tempo desejar um Festival da Canção renovado, aceitei sem reservas. O desafio maior para mim foi fazer uma canção honesta, com arranjos que considero interessantes e esteticamente coerentes com o que tenho feito nos meus discos, e que fosse ao mesmo tempo adequada ao Festival da Canção. Creio que consegui atingir esse objectivo“, diz Márcia que no Festival da Canção terá um duplo papel, o de compositora e de cantora. Nesta edição será a única compositora a defender a sua canção em palco.

 

 

Normalmente canto o que componho. É mais comum um “cantautor” cantar o que compõe do que escolher outro intérprete. Tenho escrito para outras intérpretes, como Ana Moura ou Ana Bacalhau, mas nenhuma delas estava disponível para cantar nestas datas, por isso assumi que cantaria eu como costumo fazer nos meus discos. E assim posso levar uma canção fora da esfera do fado“, conta Márcia que costuma cantar os seus próprios temas e que vai fazer o mesmo na primeira semifinal do Festival da Canção que vai acontecer no dia 19 de Fevereiro. Esta semifinal vai ser apresentada pela dupla Sónia Araújo e José Carlos Malato.

 

 

O estilo musical de Márcia junta o pop, o folk o rock e, segundo a cantora, no dia 19 de Fevereiro, data da primeira semifinal do Festival da Canção, a canção que irá apresentar será “uma canção muito fiel ao meu registo, que poderia fazer parte de um disco meu“, diz a cantora que de 2008 a 2012 integrou o grupo Real Combo Lisbonense. Este grupo também estará presente no evento onde vai prestar um tributo às principais músicas que passaram ao longo dos cinquenta e um anos do Festival RTP da Canção.

 

 

Segundo Márcia, os portugueses poderão esperar da sua actuação “Sinceridade e entrega”. A final do Festival da Canção vai acontecer no dia 06 de Março. Esta gala vai acontecer no Coliseu dos Recreios e vai ser apresentada por Catarina Furtado e Sílvia Alberto. Esta final vai ser o ponto alto das celebrações dos 60 anos de emissões da RTP. 

 

 

Em cinquenta e um anos, muitos foram os nomes que passaram pelo palco do Festival da Canção. De todas as actuações, Márcia destaca a prestação de Dina, em 1992, com a música “amor de água fresca”.

 

 

Para além de poder ser vista no dia 19 de Fevereiro na primeira semifinal do Festival da Canção, a cantora está “a preparar um concerto especial para Abril, em Lisboa“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.