Matosinhos: Apreendida mais de uma tonelada de amêijoa branca, com valor superior a 11 mil euros

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, durante a madrugada de hoje, dia 8 de Setembro, apreendeu 1,38 toneladas de amêijoa branca, num valor estimado de 11 072 euros, no porto de pesca de Matosinhos.

No âmbito de uma acção de fiscalização levada a cabo com o objectivo de controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco, os militares da Guarda detectaram uma embarcação de pesca com 1,38 toneladas de amêijoa branca capturada em zona proibida.

Foi identificado um homem de 47 anos, mestre da embarcação, e elaborado o respectivo auto de contra-ordenação punível com coima até 44 890 euros.

Após análise higiossanitária, os espécimes vivos foram devolvidos ao meio natural no seu habitat natural.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas o que poderá trazer consequências graves para a saúde pública, sobretudo nos grupos etários mais vulneráveis (crianças e idosos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.