Melhorias na Linha do Minho permitiram um aumento de passageiros a rondar os 155%

comboiocelta

 

O serviço prestado através do comboio Celta que faz a ligação entre o Porto e Vigo, a que se irá juntar em breve a eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, permitiu um aumento do número de passageiros em 155 por cento desde 2013. Estes dados foram fornecidos pela RENFE e justificam as antigas reivindicações de autarcas, empresários e utentes dos dois lados da fronteira. 

 

 

A ligação, com partidas diárias de Porto Campanhã e Vigo, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença e Vigo, substituiu a ligação internacional que existia e que esteve para encerrar em 2011. Na altura, e graça a uma luta encetada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e que granjeou os apoios dos empresários da euro-região, da CCDR- Norte e da Junta da Galiza, o processo foi revertido, tendo sido a modernização da Linha do Minho considerada fundamental para servir cerca de dois milhões de habitantes dos dois lados da fronteira com o início da ligação do comboio “Celta” em 2013. 

 

 

Volvidos três anos e segundo dados oficiais da espanhola Renfe, os viajantes dispararam no Celta, sendo que em 2012 os passageiros rondavam os 28.300 e, no ano seguinte, passou a mais de trinta mil. Em 2014, atingia os 56.700 passageiros e, em 2015, houve um incremento de 27 por cento com 72.300 pessoas a viajar. Em valores absolutos, e em comparação a 2012, há um aumento de 155 por cento no número de passageiros do Celta. 

 

 

Este aumento é justificado pela diminuição do tempo de viagem com a diminuição de paragens mas também a conciliação das bilheteiras dos dois lados da fronteira. 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6442 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.