“Memórias de Luz” ilumina Oeiras em Agosto

Nas noites de 5 a 7 de Agosto, os Jardins do Marquês de Pombal em Oeiras e o centro histórico de Oeiras acolhem “Memórias de Luz” do Atelier Ocubo.

Depois do sucesso de As Noites do Palácio Encantado, no ano passado, a Câmara Municipal de Oeiras volta a convidar o atelier Ocubo para ‘iluminar’ a memória da vila de Oeiras com um Percurso Imersivo Multimédia que percorre os jardins do Palácio Marquês de Pombal e o centro histórico de Oeiras, terminando com um espetáculo de Video Mapping, que inclui Performers Virtuais ao “estilo” teatro musical da Broadway.

 

 

Este ano, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o projeto expande-se e torna-se mais atrativo para os visitantes, como uma referência cultural que ninguém vai querer perder, com novas obras multimédia, luz e novidades em projeção video mapping.

 

 

Para este conjunto de intervenções, o Atelier OCUBO usou como matéria-prima criativa um leque de recursos patrimoniais da vila. Este ano o destaque vai para os vestígios históricos da indústria no Concelho de Oeiras, com a Fundição de Oeiras a assumir um certo protagonismo, uma vez que constitui um dos marcos mais relevantes do património concelhio. Construída no Séc. XIX, na onda do movimento provocado pela Revolução Industrial, a Fundição conta com um riquíssimo conjunto de painéis de azulejos, que serve de inspiração para as animações e efeitos 2D e 3D e as projeções de um grandioso video mapping musical.

 

 

O espetáculo “Memórias de Luz” ilumina de uma forma nova e cativante a noite do centro histórico de Oeiras, convidando o público a atravessar a memória histórica da vila.

 

 

“Memórias de Luz” é um espetáculo que recupera as histórias coletivas das gentes e actividades socioeconómicas de Oeiras, as suas experiências e sabedoria, e a partilha com a população e visitantes, avivando a memória do tempo presente com o conhecimento do passado.

 

 

Percurso:

1. Jardim das Merendas (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal))- Video Maping Histórico (camponeses/povo)

2. Cascata dos Poetas (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal))- Instalação Multimédia Interativa – Pinturas de Luz

3. Jardim de Buxo/ lateral do Palácio (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal))- Video Mappig Histórico (nobreza)

4. Palácio do Marquês de Pombal (fachada principal)- Video Mapping (azulejos)

5. Câmara Municipal de Oeiras – Paços do Concelho- Video Mapping Histórico (Terramoto e Marquês de Pombal)

6. Rua 7 de Junho de 1759 e Rua Febus Moniz-  Instalação com Projeções Mapping

7. Igreja Matriz de Oeiras – Video Mapping Histórico (atividades industriais/ Fundição de Oeiras)- Musical com performers virtuais

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6784 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.