Mercado de Natal do Campo Pequeno destaca a “solidariedade para com os amigos de 4 patas”

O Mercado de Natal chega ao Campo Pequeno, naquela que é a oitava edição, e este ano com uma forte componente solidária e de ajuda aos animais.

Anabela Oliveira, co-organizadora do evento, falou com o Infocul e em traços gerais explicou o que pode o público encontrar, de que forma é efectuada a solidariedade, e ainda alguns destaques desta edição.

Quais as grandes novidades na edição deste ano?

A principal novidade do Mercado de Natal em 2018 será o espaço dedicado a ajudar, com IPSSs e iniciativas de solidariedade. As instituições de solidariedade social encontram no Mercado de Natal do Campo Pequeno a oportunidade para se apresentarem ao público visitante sensibilizando-o para as suas causas. Mas não falamos só de pessoas, a grande novidade deste ano é o enfoque na solidariedade e sensibilização para com os amigos de 4 patas já que cães e gatos vão ser protagonistas neste Mercado com a presença da Associação dos Amigos da Abrigo, de Azambuja, a Associação de Protecção dos Animais, de Torres Vedras, e a Pravi, de Sesimbra.

Há uma forte vertente solidária neste evento. O que pretende abordar sobre esta questão e de que forma é praticada essa solidariedade?

Para além da solidariedade para com os amigos de 4 patas, os visitantes do Mercado de Natal vão poder conhecer uma iniciativa que nos é muito cara porque consegue conciliar a vertente solidária com a sensibilização para a reciclagem e preservação do meio ambiente: O projecto #PinheiroBombeiro consiste em aproveitar pinheiros que vão ser abatidos, como Árvores de Natal. No final, os pinheiros são devolvidos e transformados em biomassa. Desta forma, está-se a promover um uso eficiente, inteligente e sustentável de pinheiros que tiveram de ser abatidos e simultaneamente a angariar fundos para comprar material para os Bombeiros Voluntários. A Cruz Vermelha Portuguesa também irá estar presente no Mercado com um espaço de rastreios de saúde, numa acção de angariação de fundos para contribuir para as actividades sociais da delegação de Lisboa. Mas também vamos contar com a presença do Vale de Acór e os seus inovadores Gelados Sociais Artesanais – Fratellini e o maravilhosamente saboroso Pão Rústico de Lenha, e do Lar Jorbálan, que acolhe temporariamente jovens mulheres e os seus filhos em situação de vulnerabilidade social, que terá em venda produtos feitos pela sua comunidade.

Quantas entidades ou expositores marcam presença?

A oitava edição do Mercado de Natal, que espera cerca de 20 mil visitantes, conta com mais de 140 expositores, que vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspiradas nas artes e nos ofícios tradicionais, bem como em tendências artísticas contemporâneas. Livros, Peças de Design, Eco, Moda, Cerâmica, Joalharia, Artigos de Decoração, Brinquedos, Artes plásticas, Produtos Gourmet e Bio, Chocolate, são algumas das opções que estarão disponíveis.

Como convida o público a ir ao Campo Pequeno?

Convidamos o público a visitar-nos porque temos a certeza que vão poder usufruir desta visita em pleno. Não só terão a oportunidade de comprar os presentes de Natal para a família e amigos e resolver de forma agradável esta tarefa como também poderão contribuir para Ajudar a Ajudar. Ainda podem participar no programa de actividades que vai decorrer e onde se vão recriar e ensinar técnicas tradicionais de tecelagem e cerâmica ou de estampagem e assim envolver o público num universo de trabalho manual que tantas vezes é esquecido e acaba por se perder. “As Oficinas do Mercado” estão direccionadas para miúdos e graúdos: receitas de sobremesas de Natal, a construção de um mini presépio em cerâmica, técnica de estampagem “blockprinting” com carimbos artesanais e outros materiais, oficina de Tecelagem Ovelha Mãe com técnicas tradicionais de manipulação da lã, são algumas das propostas disponíveis. De quinta a sábado, das 11:30 às 21:30, e domingo, das 11:30 às 20:30, os visitantes poderão não só encontrar presentes diferenciados a preços atractivos, como contribuir para a viabilidade de pequenos negócios e ajudar pessoas e animais. O bilhete de entrada no Mercado de Natal tem o valor de 2€, com 2 vales de 1€ para descontar nas suas compras.

Ajuda a Animais

A Associação dos Amigos da Abrigo administra um acolhimento para cães e gatos abandonados, dando apoio à zona de Azambuja, Carregado e Alenquer e alberga actualmente, 200 cães e 45 gatos.

A Abrigo foi criada em 1995, pela Dra. Anabela Cardoso, na sua Quinta, a Quinta do Sol, tendo sido considerado o melhor abrigo da Península Ibérica e o segundo melhor da Europa, pelo novo conceito que introduzia de renunciar a pequenas boxes apertadas, dando lugar a amplos parques, onde os animais correm livremente.

Além destes animais, ajudam famílias carenciadas que não querem abdicar dos seus animais e necessitam de fazer face às despesas de desparasitação, vacinação (considerados cuidados básicos) e alimentação.  A Associação tem necessidades ao nível da alimentação, mantas, agasalhos e produtos de limpeza.

A Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras marca presença nesta 8ª edição do Mercado de Natal com uma acção de sensibilização para o seu trabalho: Cuidam, tratam, alimentam, esterilizam e encaminham os animais (cães e gatos) para adopção, através de uma criteriosa selecção de adoptantes. Apela-se neste mercado à doação de bens de primeira necessidade, já que a organização não beneficia de qualquer apoio público.

A Pravi é uma Associação de Solidariedade Social que apoia crianças, idosos dependentes e animais em risco, que trabalha exclusivamente em regime de voluntariado.

A Pravi actua em duas áreas complementares: Terapias e actividades assistidas por Animais (Apoio a Crianças e Jovens com Dificuldades de Aprendizagem e Concentração, Cancro, Autismo, Síndroma de Down e Depressão, através da promoção do Bem-Estar, Auto-Confiança e Melhoramento das Relações Interpessoais. Apoio a Idosos com Alzheimer e Depressão, também eles muitas vezes vítimas de maus tratos e abandono) e Apoio a Animais Abandonados ou em Risco (Alojamento, Alimentação e Assistência Veterinária; Campanhas de Esterilização, de Adopção e Sensibilização).

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 28/11/2018

Tagged with:     , , ,

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_