Milhares de peças Lego vão invadir São João da Madeira

Sanjoanense BRInCKa 2017 - Poster

 

 

Milhares De Peças Lego vão invadir São João da Madeira no Sanjoanense Brincka 2017, que decorre de 29 de Abril a 01 de Maio, das 10:00 às 20:00 (no dia 01 de Maio termina às 18:00), no Oliva Creative Factory. Neste evento poderão ser vistas réplicas de edifícios emblemáticos de São João da Madeira ou um Puzzle com cerca de 100.000 tijolos feitos em Lego. A directora criativa da Lego em Billund, Rosário Costa, natural deste município, apresentará novidades Lego Friends no Sanjoanense BRInCKa.

 

 

A PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores Lego) é a mais antiga associação relacionada com este “hobby” em Portugal e está legalmente instituída. Esta associação realizará, mais uma vez, uma exposição dedicada aos célebres brinquedos de construção. A Sanjoanense BRInCKa 2017 é feita em parceria com a Secção de Basketball da Associação Desportiva Sanjoanense.

 

 

 

Durante três dias os visitantes poderão desfrutar das maravilhosas construções em Lego realizadas pelos Associados da PLUG. Estas peças vão desde construções singulares como uma pequena réplica da famosa máquina de costura da Oliva, fabricada em tempos idos no local onde se realizará a exposição, passando por uma grande cidade que ocupará quase toda a extensão do espaço onde nada falta como edifícios habitacionais, de serviços, esquadras da polícia e de bombeiros, autocarros e comboios em movimento, alguns deles réplicas fidedignas de composições que circulam ou já circularam em Portugal.

 

 

 

Não faltarão também alguns edifícios emblemáticos da cidade de São João da Madeira como a Torre da Fábrica da Oliva, assim como os seus pavilhões industriais, uma réplica da Câmara Municipal de São João da Madeira e até o estádio da Associação Desportiva Sanjoanense.

 

 

Os cenários dos filmes “The Lego Batman Movie” e o futuro “Lego Ninjago: The Movie” vão estar representados pela primeira vez numa exposição em Portugal.

 

 

Para os mais adultos, não faltará o reviver do seu passado recente com a inclusão de uma pequena cidade com conjuntos Lego dos anos 80 e 90 assim como algumas réplicas das mais emblemáticas estruturas arquitectónicas mundiais ou construções em Lego.

 

 

Neste evento o tema Friends terá um destaque muito especial com a participação especial da portuguesa Rosário Costa, a mais veterana colaboradora da Lego de nacionalidade portuguesa, já há mais de vinte anos a trabalhar na empresa e responsável pela linha que constituiu uma grande surpresa e uma lufada de ar fresco na temática Lego, tornando as pecinhas de plástico mais famosas do planeta melhor acolhidas por meninas de todo o mundo. Os temas femininos têm actualmente um peso significativo no sucesso desta marca e recentemente desdobrou-se noutras variantes como o Lego Elves ou as DC Super Hero Girls.

 

 

A designer disponibilizar-se-á para a realização de uma apresentação num auditório das imediações no dia 29 de Abril pelas 17:00, onde irá apresentar em primeira mão algumas das novidades da linha de produtos que representa.

 

 

A robótica Lego também estará representada com alguns trabalhos dos portugueses MCP (Mindstorms Community Partners) como o robot RPSGAM3 que joga ao “pedra/papel/tesoura” ou um protótipo de um robot capaz de se deslocar em qualquer direcção sem necessidade de rodar sobre si mesmo ou ainda uma prova de conceito de um comboio maglev.

 

 

Presentes na exposição também estarão os cenários da Saga “Star Wars”, inúmeras construções interactivas Technic e também uma saborosa pista de carros de competição com todo o cenário realizado em Lego, Piratas, Minifiguras ou mosaicos em peças Lego.

 

 

 

Na Sanjoanense BRInCKa 2017 haverá ainda a oportunidade de conhecer a linha de protótipos Jayfields, da autoria do construtor João Campos. Trata-se de uma marca de automóveis idealizada pelo próprio e que tem todo o tipo de veículos, todos concebidos de raiz, desde carros mais “vintage”, passando por veículos desportivos, utilitários, todo-o-terreno, nenhum segmento foi deixado ao acaso por esta “marca portuguesa”.

 

 

Paralelamente à exposição de construções, realizar-se-ão várias iniciativas e passatempos dentro do recinto, incluindo a realização de um mosaico gigante pelos visitantes que serão convidados a realizar uma das peças de um puzzle proposto pela organização com uma imagem alusiva à vitória de Portugal no Campeonato da Europa de Futebol de 2016. Este será o maior mosaico deste género na Península Ibérica, com cerca de 24 m2 e quase 100.000 peças, além de vários concursos de construções para vários escalões etários. Se o objectivo é apenas mexer em peças Lego, terão também os visitantes à disposição as famosas “Playzones” com milhares de peças para darem asas à sua imaginação.

 

 

Os bilhetes para as crianças dos 4 aos 10 anos custam 2€, já os maiores de 11 anos pagam 4€.As crianças dos Municípios de São João da Madeira, Espinho, Arouca, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra terão acesso gratuito ao recinto, desde que acompanhados por um adulto.

 

 

Nesta exposição estará presente a mascote Pedrinha, em tamanho real, e o seu amigo capitão Rex, ambos construídos com muitas peças Lego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.