“Ministério do Tempo”, “Extraordinários” e muitas mais novidades na grelha da RTP para 2017

rtp

 

A RTP anunciou hoje, nos estúdios da Marechal Gomes da Costa, as novidades para a grelha de programação do primeiro semestre de 2017. Muita ficção e programas verdadeiramente “extraordinários” são algumas das propostas que poderá ver nos primeiros meses do ano na estação pública.

 

Janeiro inicia com as estreias de “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua”, “O Sábio”, “Extraordinários” e “Ministério do Tempo”.

 

 

A primeira noite de 2017 inicia-se com um programa “extraordinário”. “Os Extraordinários”, apresentado por Sílvia Alberto traz ao ecrã pessoas com capacidades únicas. Fazer cálculos matemáticos em segundos ou reconhecer uma peça de 14 mil e saber exactamente onde ela se encaixa são algumas das provas que poderá ver neste talent show que apresenta um nível de qualidade nunca antes visto em Portugal. Durante seis semanas os “cérebros” de Portugal vão demonstrar aquilo que são capazes.

 

 

Apresentado por José Carlos Malato, “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua” é o novo programa da hora do almoço e poderá acompanha-lo de segunda a sexta-feira. Depois do formato das noites de sábado, que acaba na primeira semana de Fevereiro, e que coloca famosos e as suas famílias a cozinharem pratos deliciosos, agora chegam os anónimos. Todos os dias pelas 12:00 duas equipas competem para confeccionar as receitas mais saborosas que fizeram as delícias da família por gerações. As receitas serão degustadas por um chef que dita a equipa vencedora do episódio.

 

 

O programa “Agora Nós”, apresentado por José Pedro Vasconcelos e Tânia Ribas de Oliveira, continua a subir nas audiências, 12% de rating, estando desde há seis semanas à frente do “Grande Tarde”, da SIC, e muito próximo do “A Tarde é Sua”, apresentado pela Fátima Lopes.

 

 

No dia 02 de Janeiro, às 21:00, estreia uma das grandes apostas da RTP para o ano de 2017. “Ministério do Tempo” foi um dos maiores sucessos da TVE na última década. A adaptação portuguesa conta com Andreia Dinis, Mariana Monteiro é Sisley Dias no elenco.

 

 

Fazer séries históricas com dinheiros do presente não é fácil“, afirma Daniel Deusdado, director de programas da RTP, sobre esta série que aborda vários momentos da história de Portugal.

 

 

A série é muito boa e está toda a gente de parabéns pois conseguiu-se fazer uma adaptação extraordinária“, relembra o consultor para a ficção do canal, Virgílio Castelo. Só que “Ministério do Tempo” não é a única série a estrear na estação pública no primeiro semestre do próximo ano. A ficção vai estar em grande destaque na RTP em 2017. 

 

 

Estamos muito satisfeitos com a qualidade. Estamos satisfeitos com o facto de termos conseguido fidelizar um conjunto de espectadores. Obviamente sabemos que quando a ficção está às 22:00 concorre com as telenovelas. Aquilo que nós queríamos fazer era levar aos espectadores a experimentarem um horário fora das telenovelas para com isso incrementar a oportunidade da ficção portuguesa e dos actores portugueses terem sucesso“, revela o director de programas da RTP. Depois das séries “Miúdo Graúdo”, “Dentro”, “Mulheres Assim” e “Boys” para o próximo ano a estação tem agendada a estreia da novela “O Sábio”, que será exibida após o “Jornal da Tarde” e antes de “Bem-Vindos a Beirais”.

 

 

“A ficção para nós é completamente estruturante“, diz Daniel Deusdado. A RTP vai estrear as séries: “Filha da Lei”, “Feitios” e “Sim,Chef!”. Três séries com registos diferentes. As duas últimas produções serão exibidas no horário das 21:00.

 

 

A ficção às 21:00 significa não virar a cara aos riscos e querer ir mais além“, explica Daniel Deusdado sobre as séries serem exibidas neste horário, também apelidado de prime time ou horário nobre.

 

 

Uma das séries que, possivelmente, será exibida num horário mais tarde é a produção “Filha da Lei”. Esta é uma série policial que aborda a rotina dos agentes da PJ, Isabel Garcia, Inspectora-Chefe e Samuel Lopes, Inspector estagiário. Estes agentes da lei vão ter que lidar com um serial killer que mata jovens adolescentes.

 

 

“Feitios” é uma sitcom que vai apresentar uma família onde existem vários problemas de relacionamento.

 

 

“Sim, Chef!” é um formato russo adaptado pela CBS e centra-se em Manel, um jovem de Braga que vem para Lisboa trabalhar no restaurante “Divina Comédia”. Só que este vai ter que enfrentar o chefe de cozinha Vitor Guerreiro. Este virtuoso da cozinha é um gestor autoritário e excêntrico e fará a vida de Manel um autêntico inferno. Muitas gargalhadas estão garantidas com a dupla Miguel Guilherme e Diogo Martins, que anteriormente tinham trabalho juntos na telenovela “Coração de Ouro”, exibida pela SIC.

 

 

Para além da ficção, a informação continua como âncora essencial. Os programas “Bom dia Portugal” e o “Telejornal” são líderes de audiência.

 

 

Falando em líderes de audiências, Catarina Furtado, a apresentadora do “The Voice” volta ao ecrã. “Príncipes do Nada” conta com 10 anos de emissões e em 2017 volta a ser emitido às quartas-feiras, pelas 21:00. Este programa passou por vários países de língua oficial portuguesa e demonstra o trabalho realizado em áreas fracturantes como a saúde, educação ou direitos humanos.

 

 

Falar deste projecto é muito mais do que falar sobre mim enquanto apresentadora ou comunicadora. Temos uma missão que é mostrar o trabalho extraordinário que várias ONG’S fizeram nestes países“, diz Catarina Furtado que acredita que uma sociedade mais informada é mais activa. 

 

 

Um programa sobre dança não poderia faltar na grelha da RTP. Em “Danças do Mundo”, cinco rostos femininos do canal: Jani Gabriel, Sílvia Alberto, Tânia Ribas de Oliveira e Vanessa Oliveira vão viajar pelo mundo para aprender danças tradicionais de outros países. Este programa será emitido aos sábados à noite.

 

 

As cinco vão viajar pelo mundo, em 10 programas, em dupla onde vão aprender a dançar, as danças tradicionais no próprio país“, explica Daniel Deusdado sobre o programa que vai passar por vários países como a República Dominicana e Cabo Verde.

 

 

Na semana onde a RTP assinala sessenta anos de existência, vai acontecer um episódio especial do “Preço Certo – Emissão 3000”. Há 13 anos ao comando do programa, Fernando Mendes, fará uma emissão onde não vai faltar boa disposição, boa música, os jogos mais famosos do programa, actuações especiais e grandes surpresas. O “Preço Certo” é o gameshow com mais sucesso no mundo.

 

 

 

No segundo semestre de 2017, sem data ainda prevista, estreia o programa de entretenimento “À Capella”. Neste formato vão estar a competir grupos de regiões do país que cantam à capela músicas de vários géneros.

 

 

A apresentar todas as novidades para o próximo ano esteve Daniel Deusdado. Este assumiu o cargo de director de programas há mais de um ano e desde então a aposta na ficção e outros projectos inovadores tem sido uma constante, tal como algumas críticas, as quais relativiza pois acha que o serviço público está sempre muito exposto. 

 

 

O nosso princípio enquanto equipa foi respeitar escrupulosamente tudo o que estava para trás, levar até ao fim todos os episódios que estavam contratados e em antena. Manter um trabalho gradual de mudança em função dos nossos objectivos. Eu nunca esqueço que há um compromisso com os cidadãos e esse é o meu público. Nós tentamos, primeiro, garantir que as coisas tenham a melhor qualidade possível respeitando todos os compromissos do passado e olhando para o futuro, claro, querendo algumas mudanças“, este é o balanço do trabalho realizado até ao momento.

 

 

O fim do ano de 2016 ficou marcado com a inclusão de mais canais do universo RTP na TDT. A RTP3 ou RTP Memória estrearam-se na TDT no dia 01 de Dezembro.

 

 

“Está a ser extraordinário. A RTP3 tem 1.5% e a Memória praticamente a 1%. É muito bom para o grupo em geral porque reforça a nossa presença enquanto grupo no terreno”, diz o director sobre o resultado da entrada destes canais para TDT e que agora são de acesso público. Depois da inclusão na TDT, a RTP Memória quadruplicou o número de espectadores enquanto a RTP3 duplicou as audiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.