Ministro da Defesa Nacional preside comemoração dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas

 

 

 

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, irá presidir às cerimónias de comemoração dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas, no próximo 14, segunda-feira.

O programa deste dia contempla ainda, para além das habituais actividades militares e militarizadas, a entrega da Medalha de Ouro do Concelho ao Exército Português, aprovado pela Câmara Municipal de Elvas, em 20 de Dezembro passado.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de Janeiro, segunda-feira, com o programa a ter início pelas 9:30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11:00, seguindo-se pelas 12:00, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé, acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18:00, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa deste dia com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

Neste dia, é ainda assinalado o 141º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15 horas, e o 64.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19:00, nas sedes das colectividades, Praça da República e Rua Sá da Bandeira respectivamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.