Moeda e livro dedicados ao Lince Ibérico apresentados em Mértola

lince_ag_a_01

 

Em Mértola, no dia 15 de Novembro, são apresentados uma moeda e livro dedicados ao Lince Ibérico.

 

 

A moeda dedicada ao Lince Ibérico, que inaugura a nova série de moedas de coleção intitulada Espécies Ameaçadas, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), é apresentada no Cineteatro Marques Duque, em Mértola, pelas 14:00.

 

 

A moeda Lince Ibérico tem o valor facial de 5 euros e conta com uma emissão limitada a 2.500 exemplares em prata com acabamento proof e 75.000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal.

 

 

Esta é a primeira moeda da série Espécies Ameaçadas, uma nova série de moedas de coleção criada pela INCM com o intuito de promover o conhecimento e a conservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais.

 

 

A moeda, da autoria do escultor Luís Valadares, é apresentada juntamente com o livro infantojuvenil “Sou o Lince Ibérico”, com texto de Maria João Freitas e ilustrações de Tiago e Nadia Albuquerque, uma edição INCM que integra o programa educacional do Museu Casa da Moeda. Este livro procura sensibilizar a sociedade, em especial o público mais jovem, para as causas ecológicas, da biodiversidade e da proteção do ambiente.

 

 

Tanto a moeda como o livro possuem uma vertente solidária, 2.50 euros são doados por cada moeda vendida e 1 euro por livro, contribuindo com parte da receita para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido atualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

 

Além dos autores, a sessão de apresentação conta também com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, do Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, do Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Rogério Rodrigues, e do Presidente do Conselho de Administração da INCM, Rui Carp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.