Moedas portuguesas raras em leilão internacional

leilao-catawiki

 

Este leilão conta com 60 lotes de moedas raras portuguesas será em leilão na Catawiki até ao dia 26 de Dezembro. Estas moedas vão desde a Idade Média à República Portuguesa. A mais valiosa moeda deste lote é um Tornado de Escudo ( do reinado de D.Fernando I) avaliado em 1.800 euros.

 

 

As moedas em leilão destacam-se pelo seu elevado estado de conservação, que lhes atribui uma maior valorização de mercado. As moedas de ouro deste leilão exclusivo estão também representadas com algumas moedas de 6.400 reis provenientes do Rio de Janeiro.

 

 

A peça mais valiosa deste leilão é o Tornado de Escudo do Rei D. Fernando I (1367-1383), cuja licitação poderá ir de 1.300 a 1.800 euros. O elevado valor da moeda deve-se ao seu bom estado de conservação e ao facto de ser uma peça bastante rara no mercado da numismática. Como explica Alejandro Sánchez, Director Geral da Catawiki para Portugal e Espanha: “Esta moeda é uma das mais interessantes peças deste leilão, não apenas pela sua exclusividade e valor de mercado, mas também por toda a componente histórica associada ao Rei D. Fernando I”.

 

 

Para além desta moeda, destaque para  a moeda de 10.000 réis de D. Luís I, que se estima que seja leiloada entre os 900 e os 1.200 euros. Trata-se de uma moeda de ouro com 29 mm de diâmetro e 17 gramas que, pelo seu bom estado de conservação, é uma das mais valiosas peças do leilão.

 

 

Este exclusivo leilão português conta também com várias moedas portuguesas cunhadas no território do Brasil. A moeda de ouro de 6.400 reis, cunhada em nome de Maria I, no Rio de Janeiro, em 1789, é também uma das mais exclusivas peças deste leilão, com um valor estimado de 1.450 euros.

 

 

“A ligação de Portugal ao Brasil conta com mais de 500 anos de história, pelo que é inevitável que a numismática portuguesa conte com várias peças que ilustrem essa mesma ligação entre os dois países. Este leilão inclui algumas moedas de ouro cunhadas em nome de D. Maria I e D. Pedro III, em território brasileiro, cada uma com um valor estimado de cerca de 1.000 euros. Os nossos especialistas preveem que estes lotes sejam dos mais procurados em todo o leilão“, explica ,ainda, o Director Geral da Catawiki.

 

 

Não perca a oportunidade de adquirir algumas das mais raras peças de numismática em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.