Moita: hotéis de insectos foram destruídos

Nos últimos dias, os dois “hotéis de insetos” existentes junto à ciclovia Moita-Rosário e Sítio das Marinhas foram vandalizados.

Trata-se de atos de vandalismo, tal como acontece em tantos outros equipamentos municipais, absolutamente condenáveis, com o único objetivo de causar danos.

Um destes equipamentos já foi reparado e colocado novamente no local, aguardando o segundo a intervenção necessária para poder regressar ao seu local. No concelho da Moita, existem seis “hotéis de insectos”, abrigos que se destinam sobretudo a insetos que combatem pragas e a polinizadores, sendo normalmente constituídos por estruturas de madeira, procurando imitar a complexidade dos pequenos habitats naturais, elaborados com materiais recolhidos na natureza, como canas, pinhas e ramos. Além dessa função, estas estruturas desempenham também um papel importante na sensibilização para a problemática do declínio, a nível mundial, das populações de insetos polinizadores, que pode pôr em causa o futuro da agricultura e da produção de alimentos.

A Câmara Municipal da Moita repudia estes actos e apela ao civismo de todos os cidadãos no sentido de preservarem e defenderem os equipamentos públicos que são de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.