O município do Alandroal promove, entre 6 e 15 de Março de 2020, a XI edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

O evento, que já faz parte do roteiro gastronómico anual de milhares de visitantes, acontece em 18 restaurantes e cafés de todo o concelho e nas tasquinhas da Feira da Mostra, no Castelo do Alandroal, onde vai ser possível encontrar uma grande diversidade de pratos de peixe do rio e descobrir também toda a gastronomia de um concelho que tem muito para oferecer.

A Feira da Mostra (sextas, sábados, domingos e segunda-feira, dia 9) volta a trazer as tasquinhas, os showcookings, a feira de produtos locais com momentos de provas, feira de vinhos e animação musical.

Dezanove alojamentos do concelho associam-se mais uma vez à iniciativa e há muito mais para fazer: passeios pedestres, passeios de BTT, a “Rota do Petisco” (um roteiro de um dia pelos cafés e tascas de todo o concelho para conhecer os petiscos mais genuínos) e a já emblemática “Caldeta para Todos”, no castelo do Alandroal, no último domingo da mostra, depois da caminhada por terras de Capelins.

O Chefe de Cozinha José Júlio Vintém continua a ser o chefe convidado da mostra e estará presente para momentos de interacção com os visitantes. Este ano, o chefe colabora também na organização do “Congresso das Cozinhas do Rio”.

Um dia, o dia 9, segunda-feira, aberto a todos os interessados, dedicado a debater e a experienciar a riqueza e singularidade da gastronomia associada ao rio em todas as suas vertentes com outros chefes convidados – como António Loureiro, o Chefe que levou a primeira estrela Michelin para Guimarães – e com especialistas de outras áreas do saber que se cruzam com a gastronomia.

Destaque ainda para o concurso “A Caldeta Lá de Casa” que, como o nome indica, convida todos os participantes, cozinheiros e cozinheiras amadores, a trazerem a concurso a caldeta e o peixe frito, o mais tradicional prato de peixe do rio, que foi passando de geração em geração com as suas singularidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.