MSC Bellissima: Lisboa e o Tejo na escala inaugural (C/Fotos)

 

 

Está em Lisboa, até às 14:00 de dia 9 de Março, o 16º navio da frota da MSC Cruzeiros, o MSC Bellissima, que está na sua escala inaugural, com a inauguração acontecida a 3 de Março em Southampton.

 

Numa cerimónia dedicada a autoridades, imprensa, parceiros e convidados, houve espaço à habitual troca de placas com o comandante do navio, Rafaelle Pontecorvo e as autoridades portuárias de Lisboa. Destaque ainda para a intervenção e presença do General Manager da MSC Cruzeiros, em Portugal, Eduardo Cabrita.

 

Conta com capacidade para 5686 passageiros, uma tripulação de 1536 elementos e 2217 camarotes. Uma cidade flutuante em que nada falta. Como destaques maiores, se é possível diferenciar a grandeza entre o luxo, o Cirque du Soleil produz dois espectáculos exclusivamente para este espaço, Syma e Varélia, ambos realizados no Carousel Lounge. Existe ainda um teatro, no qual decorreu a cerimónia, restaurantes, bares, lojas, uma fábrica de chocolate, jacuzzi, piscinas (coberta e exterior), camarotes (10 tipos distintos de camarotes!) e até uma assistente pessoal virtual que chama-se Zoe, e que responde a várias questões e ajuda a esclarecer os passageiros, com base na inteligência artificial estando em permanente melhoramento, segundo o que nos foi explicado na apresentação.

(Fotografias: MSC)

 

 

Em termos gastronómicos foram estabelecidas parcerias com alguns dos mais importantes Chefs internacionais. Harald Wohlfahrt, conta com 3 estrelas Michelin, desenvolveu um menu exclusivo para os passageiros do MSC Yacht Club (clube privado ou VIP) e ainda dois pratos para os restaurantes principais do navio. As tapas, titpicas de Espanha, ficam a cargo de Ramon Freixa, no Hola. Existe um total de 12 espaços diferentes de refeições, sendo três o número de restaurantes principais: Lighthouse, Il Ciliegio e o Le Cerisier -com 3,650 m2 Marketplace Buffet. No Butcher’s Cut a carne dita leis, no L’Atelier Bistrot há especialidades francesas e destaques como tártaro e petiscos, no Kaito Teppanyaki e no Sushi Bar as tendências, como o nome indica, levam-nos para a gastronomia asiática, o Chmapagne Bar apresenta mais de 20 variedades de champagne, o Mestres dos Mares traz o pub britânico com cervejas e petiscos para alto mar e o Edge Cocktail Bar faz dos cocktails a sua apresentação. Jean-Philippe Maury traz Chocolate e Café ao navio. Um mestre chocolateiro que traz ao Bellissima uma chocolaterie onde as suas criações são feitas na hora, seja em doces de chocolate artesanal ou personalizando barras de chocolate. Traz ainda Crepes e Gelados ao navio, numa combinação tentadora para gulosos.

(Fotografias: Arlindo Homem)

 

No entretenimento, que decorrerá no teatro, vários espectáculos ao melhor estilo da Broaddway como Quick, Eden, L’Amour, Pink, Ritmo, Solid Rock ou Incatesimo. Espaço para desporto (ginásio Techno Gym), discotecas, simulador de fórmula 1, um parque de diversões intitulado Aqua Park ou um espaço dedicado aos mais novos, são outros exemplos do que encontrar neste navio.

Mas há ainda espaço para cuidar do corpo. No MSC Aurea SPA, que disponibiliza 20 rituais de corpo, 36 rituais faciais, barbearia, 22 serviços de beleza, 27 tratamentos SPA, solário, área termal e uma loja de cosmética. No Swiss Virtual Surgery pode fazer tratamentos de rejuvenescimento. A SPA Rituals da Thalgo cuida do corpo com inovação e no PRX-T pode cuidar do rejuvenescimento facial.

Lojas de marcas conhecidas são possibilidades para compras a bordo. O requinte revê-se nas seis escadas decoradas com Swarovski, contabilizando-se 96 degraus e mais de 61 mil componentes octogonais e de várias formas incorporados em painéis de vidro espelhados.

(Fotografias: Arlindo Homem)

 

 

A vertente ambiental é também tida em conta neste navio pois conta com tecnologias como um “sistema de limpeza de gases de escape de última geração, uma avançada estação de tratamento de águas residuais, sistemas para a prevenção da descarga de óleo nos espaços de máquinas, um sistema de tratamento de água de lastro e várias melhorias para economia de energia – desde sistemas de recuperação e calor a iluminação LED”, revela a MSC.

O Bellissima é ‘irmão’ do Meraviglia e ambos são os maiores navios construidos por uma companhia europeia. A MSC revela que “devido a um design exclusivo e dimensões excepcionais, o que o torna altamente manobrável, o navio poderá atracar em qualquer um dos mais importantes portos de todo o mundo, aumentando a escolha de itinerários e destinos disponíveis para os viajantes”. Como curiosidade, para os amantes de navios, revelar que foi construído no estaleiro de Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, França.

(Fotografias: Arlindo Homem)

 

 

Nesta viagem inaugural, o navio passará por Génova, Nápoles, Messina, Valleta, Barcelona e Marselha, estando epois previstas duras temporadas, uma nos Emirados e outra na Ásia: entre final de 2019 e o ano de 2020.

 

(Fotografias: Arlindo Homem)

 

Características do MSC Bellissima:

Nome do Navio: MSC Bellissima
Classe do Navio: Classe Meraviglia
Data de Entrega: 27 de Fevereiro de 2019
Arqueação Bruta: 171,598 GT
Capacidade em camas baixas : 4,434
Capacidade Máx. Passageiros: 5,686
Tripulação: 1,536
Número de Camarotes: 2,217
Comprimento/Largura/Altura : 315.3 m / 43 m / 65 m
Velocidade Máxima: 22.7 nós

 

Texto:Rui Lavrador
Fotografias: Arlindo Homem
Gráfico e Fotografias: MSC Cruzeiros

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

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