Em 2019, o Município de Avis volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, um projecto europeu coordenado, a nível nacional, pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Setembro, subordinado ao tema Artes Património Lazer.

Em Avis, as comemorações desenvolvem-se em quatro espaços de programação: o Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA), o Centro de Arqueologia de Avis (CA), o Museu do Campo Alentejano (MusCA) e o Núcleo Megalítico dos Morenos, em Aldeia Velha.

O primeiro acolhe, no dia 21 de Setembro, às 16:00, o tema “Teatro Vivo, História ao Vivo”, apresentado por Mário da Costa, no âmbito do ciclo de Colóquios no Convento – “A História de …”, que se encontra a decorrer, até ao final do corrente ano, no Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA).

O segundo será palco, no dia 27, às 16:00, do lançamento do 12.o número do Boletim Municipal de Arqueologia “DA TERRA”, que poderá ser obtido, a título gratuito, neste mesmo local e também no Posto de Turismo de Avis.

O terceiro recebe, igualmente a 27 de Setembro, pelas 17:00, a Inauguração da Exposição de Artesanato de José Bento Leão, uma mostra que encerra o ciclo de exposições dedicadas aos três Artesãos, autodidactas, do Concelho de Avis, e ainda, a 29 de Setembro, a partir das 15:30, a tertúlia Avis | Memórias de Um Povo – Retalhos da Vida Quotidiana, realizada no âmbito do projecto Avis | Memórias de Um Povo, aberta a toda a comunidade.

Por último, destaque para a divulgação do Roteiro Megalítico “Entre Pedras e Pedrinhas”, com a realização de uma visita guiada pelo Circuito do Xisto, no dia 29 de Setembro, às 9:30, centrada no Núcleo Megalítico dos Morenos, em Aldeia Velha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.