Murtosa: Apreensão de 1 tonelada de crustáceos

 

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 5 de Junho, apreendeu 1 062 quilos de caranguejo mouro, carcinus maenas, na localidade da Murtosa.

No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a comercialização de pescado fresco, foi fiscalizado o condutor de uma viatura, um homem de 57 anos, que estava a transportar crustáceos, sem qualquer documento de acompanhamento. Após uma verificação mais detalhada, os militares constataram que os exemplares da espécie em causa não possuíam a medida regulamentar para serem comercializados, ou seja, cinco centímetros.

A GNR alerta que uma das mais importantes medidas de gestão consiste na fixação de um tamanho mínimo de desembarque, juntamente com a obrigação de rejeitar ao mar todos os exemplares capturados com tamanho inferior ao estabelecido, permitindo assim que indivíduos atinjam o tamanho em que se reproduzem.

Foi elaborado o respectivo auto de contra-ordenação, cuja coima pode atingir o valor de 3 740 euros. Os crustáceos por ainda se encontrarem vivos foram devolvidos ao seu habitat natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.