Nutrição personalizada, solução viável no manejo da diabetes

Os especialistas asseguram que uma dieta deve ser feita de forma personalizada, para obter melhores resultados.

 

Este tipo de dieta individualizada diária deve incluir todos os alimentos que podem ser consumidos, incluindo a frequência de consumo, bebidas e suplementos.


A diabetes é uma enfermidade muito perigosa, causa sérios danos ao organismo quando não é controlada. Ocorre quando o pâncreas não é capaz de processar adequadamente a quantidade de insulina que o organismo normalmente requer.


Geralmente, a diabetes tipo 2 ocorre em indivíduos quando eles atingem a idade adulta, devido ao alto consumo de açúcar e especialmente obesidade. Mas, atualmente, a incidência de casos em crianças e adolescentes tem aumentado de maneira notória pelo tipo de alimentação alta em gorduras.

 

Não existe um fator único que provoque o aparecimento da diabetes, o que a torna uma doença multifactorial. Não existe um fator único que provoque o aparecimento da diabetes, o que a torna uma doença multifatorial. 

Há fatores que podem ser modificados, como a dieta e os exercícios, estas mudanças podem atrasar, prevenir ou controlar a doença. Mas existem outros como a genética e a idade que não podem ser modificados.

 

Embora nos casos de pessoas de alto risco os antecedentes genéticos podem ser preponderantes para desenvolver a enfermidade pode ser evitado com uma dieta adequada, controle de peso através de um plano de atividade física adaptado às condições físicas particulares. 

 

Estas conclusões foram expostas pelo doutor José María Ordovás durante sua intervenção no trigésimo primeiro congresso nacional da sociedade espanhola de diabetes.

 

O que e quando comer?


Um dos principais fatores de risco para a diabetes é o componente genético. Embora seja verdade que tanto os fatores modificáveis como os fatores não modificáveis têm a mesma prevalência, no momento da contração da enfermidade cada fator tem uma incidência distinta em cada indivíduo.

 

Por exemplo, os fatores de risco variam em cada indivíduo, ou seja, enquanto um indivíduo é mais propenso a contrair a enfermidade por fatores genéticos, em outros os fatores ambientais podem ser um pouco mais determinantes. Um dos fatores externos mais influentes é a dieta, pois no caso dos pacientes com diabetes é elementar para controlar e prevenir a doença.

A este respeito o doutor Ordóvas propõe que “este conhecimento dos fatores de risco individuais é essencial para uma melhor prevenção e terapia mediante a chamada medicina de precisão, especialmente a nutrição de precisão”.


O doutor Ordovás assegura que “uma boa nutrição deve contemplar não somente o que comemos em geral mas a frequência de consumo”. As dietas integrais, saudáveis e equilibradas, livres de açúcares e gorduras são as mais convenientes para reduzir o risco de contrair a enfermidade.

 

Além disso, uma dieta nutritiva e precisa diminui o risco genético de diabetes e outras doenças relacionadas.  A ideia é fornecer ao organismo apenas os nutrientes necessários para impedir o aparecimento desta doença, tendo em conta o risco genético inicial.

 

Dieta genética personalizada


A dieta genética personalizada é conveniente para prevenir a diabetes, a doutora Dolores Corella, pesquisadora de CIBEROBN, sigla de Centro de Pesquisa Biomédica em Rede da Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição, considera que “É importante intensificar mais os esforços em recomendações preventivas com dieta nestas pessoas, e informar sobre o que se chama nutrição de precisão”.

 

A nutrição de precisão é aquela em que se indica uma dieta personalizada integral para evitar doenças, mas a alimentação não foi o único tema que os especialistas em nutrição tentaram resolver.


Também, acrescenta o doutor José María Ordovás, que além da dieta adaptada ao indivíduo, há que ter hábitos saudáveis como descansar e desfrutar de um sonho de qualidade, uma vez que a falta de um bom descanso ou de uma má qualidade do sono pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de enfermidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.