O Turismo é “uma área de desenvolvimento dentro do sector da tauromaquia que está ainda por explorar”, diz Hélder Milheiro

 

 

Decorreu no passado dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, as III Jornadas do Turismo em Vila Franca de Xira, na Fábrica das Palavras.

Por entre várias actividades, divididas entre a Fábrica das Palavras e a Subserra, houve um painel de oradores dedicado ao turismo taurino, no qual marcou presença Hélder Milheiro, secretário-geral da Prótoiro.

Sobre o facto de a tauromaquia ainda não saber explorar a vertente do turismo, disse-nos que “como falámos aqui nas jornadas, esta é uma área de desenvolvimento dentro do sector da tauromaquia que está ainda por explorar, ela existe de uma forma orgânica, ou seja, estamos a falar de festividades que movimentam milhões de pessoas em Portugal, e por isso envolvem muitos turistas quer nacionais quer estrangeiros, mas falando numa dimensão estruturada, planeada e estratégica do sector para a área do turismo, há claramente muito que fazer, e por isso nós já queríamos ter feito há mais de um ano um plano só focado na dimensão turística, mas enfim por questões de recurso e organização interna não foi possível, mas estamos agora, como é publico, num processo de consultas publicas para a organização do plano estratégico para os próximos três anos e o eixo do turismo é um dos eixos fundamentais que queremos potenciar e por isso estamos a trabalhar sobre ele”.

Sobre a recolha de opiniões para o plano estratégico destacou “a elevada participação, neste momento temos muitas centenas de contributos já recolhidos, o que para nós é um excelente indicador, quanto à análise ela não foi feita ainda, ela só ira ser trabalhada depois de terminar o período de consulta, no final de Outubro, por isso só a partir desse momento é que pararemos para analisar os contributos quer desde os profissionais internos ao sector, quer desde os aficionados aos não aficionados, quer mesmo dos anti-taurinos, estamos a recolher contributos de toda a gente, pois queremos ter uma visão 360 e só depois é que podemos ter conclusões a partir dai e depois obviamente transitarão para o plano”.

Sobre se as medidas deste plano estratégico entrarão já em vigor na temporada 2020, disse que “ provavelmente ainda não, como imagina temos alguns meses de análise, preparação, estruturação, debate de medidas, a organização do plano vai ser um processo que vai ter muitas fases de análise e estruturação interna, até chegarmos a um plano final, vai ter várias fazes, mas queremos apresenta-lo no próximo ano e queremos sobretudo que seja o mais cedo possível e de preferência na fase inicial da temporada, vamos ver, não temos ainda uma data definida, porque só depois de analisarmos todos os contributos e todo aquilo que está para ser analisada é que perceberemos qual o timing”.

Sobre as eleições que agora se aproximam, disse que “a Prótoiro não tem nenhum posicionamento político, a Prótoiro lida com o tema da tauromaquia enquanto ele toca na dimensão política, e por isso é a nossa obrigação. Em termos partidários não temos nenhum posicionamento a ter, aquilo que esperamos é que como sempre, que ganhe a democracia e que ganhe a liberdade, e que depois do dia 6 tenhamos um conjunto de governantes que cumpram aquilo que são as obrigações constitucionais que é a defesa e salvaguarda do património”.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

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