Odisseia estreia o documentário “Airbnb, Sonho ou Pesadelo?”

Airbnb Sonho ou Pesadelo (6)

 

 

 

Numa altura em que Portugal atrai cada vez mais turistas, o canal Odisseia estreia no sábado, pelas 22:00, o documentário “Airbnb, Sonho ou Pesadelo?”. Este retrata os prós e contras desta plataforma “online” de alojamento que em 2016 gerou um impacto económico de 1,07 mil milhões de euros em Portugal, quase o dobro de 2015.

 

 

Lançado em 2008, o Airbnb tem mudado a forma de viajar e de procurar onde ficar hospedado. O Airbnb, que hoje em dia vale muitos milhões de euros, ajudou os proprietários de imóveis em todo o mundo a tornarem-se pequenos hoteleiros, permitindo que os hóspedes passem a noite num quarto, ou aluguem toda a casa por um determinado período.

 

 

 

 

Até à data, o Airbnb ajudou a receber mais de 160 milhões de hóspedes em mais de três milhões de propriedades de 190 países, de acordo com as próprias estatísticas da empresa. Por detrás destes números impressionantes e do design apelativo das páginas web, esconde-se também um lado obscuro: proprietários fraudulentos, inquilinos que se transformam em verdadeiros pesadelos e um sistema legal que não está à altura.

 

 

 

Em Portugal, segundo dados divulgados pela Airbnb, os proprietários alugam o seu espaço, em média, 39 noites por ano, e obtêm um rendimento suplementar de 3350 euros anuais. Os portugueses com casas nesta plataforma digital receberam, em 2016, 1,65 milhões de hóspedes provenientes dos mais variados destinos.

 

 

 

 

Neste documentário de 60 minutos que o Odisseia vai estrear no dia 29 de Julho, o canal vai investigar a ocupação ilegal, os quartos sem higiene, as casas assaltadas, desvendando  alguns dos casos mais bizarros da história da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.