Odisseia vai investigar, em Julho, o que está por detrás do Airbnb

odisseia

 

No mês de Julho o canal Odisseia vai investigar o que está por detrás do negócio do Airbnb, estreia um novo programa e poderão ser vistos novos episódios da segunda temporada de “Sonhar com o Futuro”.

 

 

Os novos episódios de “Sonhar com o Futuro” poderão ser vistos todas as quintas-feiras, pelas 22:00. O primeiro dos episódios a ser emitido no mês de Julho aborda o tema da “Comunicação” e poderá ser visto no dia 06.

 

 

Até 2050, a Internet estará em todo o lado. Investigadores e cientistas de todo o mundo estão a trabalhar para fazer com que isto seja uma realidade. Os sistemas de inteligência artificial serão tão poderosos que os nossos computadores e telefones poderão executar tarefas sozinhos, como enviar correios electrónicos ou traduzir uma conversação de forma instantânea. A comunicação virtual por meio de hologramas, irá parecer mais natural que a real e alguns investigadores sonham em alcançar o mito da telepatia: um mundo onde podemos comunicar só com o pensamento.

 

 

Já o episódio 4, que está baseado no tema “Trabalho”, poderá ser visto no dia 13 de Julho. Independentemente da natureza própria das profissões futuras, as novas tecnologias irão mudar a nossa relação com o trabalho. As transformações digitais, a generalização da robótica, o tratamento de enormes quantidades de dados e os serviços na cloud irão abrir imensas possibilidades e mudar os nossos espaços de trabalho e as nossas ferramentas. Também irão revolucionar o mercado de trabalho e a forma que escolhemos os nossos empregados, digitalizamos as reuniões e delegamos tarefas a algoritmos.

 

 

O episódio 5, “Cidades”, poderá ser visto no dia 20 de Julho. Como serão as nossas cidades em 2050? Como é que poderão acomodar milhões de pessoas adicionais que chegam todas as semanas? O desafio é enorme. Para reduzir o impacto no planeta, as tecnologias digitais serão cruciais e mudarão a forma como se organizam e se projetam as cidades do futuro. Dentro da cidade interligada do futuro, o papel do cidadão também mudará. Os dados digitais possíveis de aceder em tempo real vão reforçar o seu poder como actor na vida cívica e vão desempenhar um papel importante na construção e planificação das cidades do futuro.

 

 

O último episódio a ser emitido em Julho, dia 27, fala sobre a “Arte”. Em 2050, as obras não se parecerão com aquilo que vemos hoje, serão sim de submersão, partilhadas, híbridas, robóticas, interligadas, de código aberto e mesmo interactivas. A realidade virtual irá situar-nos directamente no coração das obras para viver experiências singulares e sem precedentes. A Internet irá transformar-se no material principal que substituirá a argila e as pinturas a óleo. As técnicas digitais, os fluxos de dados, o poder de cálculo e a visualização 3D são algumas das ferramentas que vão abrir caminho a novas formas de expressão artística. 

 

 

Na segunda-feira, dia 10 de Junho, pelas 18:30, estreia o programa “O seu animal de estimação é mais esperto do que você?”. O seu animal de estimação é mais esperto do que você? Nós, humanos, assumimos que somos a espécie mais inteligente à face da Terra. Mas é preciso provar isso mesmo. Então vamos enfrentar uma série de provas até ao limite com os mais variados animais, como pombos, ratos, cães ou chimpanzés. Veremos quem tem melhor memória, noção de espaço, habilidades para resolver problemas ou capacidade de orientação, num desafio entre a inteligência humana e a dos animais. Os resultados são surpreendentes, hilariantes e, muitas vezes, extraordinários.

 

 

Mais para o fim do mês de Julho, mais precisamente no dia 29, o Odisseia vai investigar “Airbnb, sonho ou pesadelo”. Esta investigação pode ser vista pelas 22:00.

 

 

Desde a sua criação que o Airbnb já alojou mais de 55 milhões de hóspedes, o equivalente a uma reserva a cada dois segundos e algumas delas superam os mil euros por noite. Mas por detrás destes números impressionantes e do design apelativo das páginas web, esconde-se também um lado obscuro: proprietários fraudulentos, inquilinos que se transformam em verdadeiros pesadelos e um sistema legal que não está à altura. Investigamos a ocupação ilegal, os quartos sem higiene e as casas assaltadas mas também desvendamos os casos mais bizarros e improváveis. Sem deixar de lado histórias incríveis com um final feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.