Os ensaios clínicos feitos em humanos vão ser o tema das duas novas séries documentais do Discovery Channel

primeiro humanos

 

 

O Discovery Channel vai apresentar duas novos séries documentais. “Primeiro em Humanos” e “Catástrofe Clínica” vão estrear no dia 18 de Setembro, às 21:00 e às 23:00, respectivamente.

 

 

 

“Primeiro em Humanos”, que estreia no dia 18 de Setembro às 21:00, vai apresentar ensaios clínicos feitos em pessoas. Esta série documental, que apresenta algumas das mentes mais brilhantes do Estados Unidos, será apresentada por Jim Parsons, o Sheldon Cooper da “Teoria do Big Bang”.

 

 

 

No campus do National Institutes of Health, que fica perto de Washington, situa-se o Edifício 10, o maior hospital do mundo exclusivamente dedicado à investigação médica. Nestes laboratórios, algumas das maiores mentes dos Estados Unidos estão a levar  cabo as mais arriscadas investigações médicas e ensaios clínicos, que são testados em pessoas reais.

 

 

 

Esta série documental de 3 episódios vai oferecer um acesso sem precedentes a esta instituição.

 

 

 

Para participarem nestes ensaios, os pacientes têm que ter esgotado todas as opções que a medicina actual oferece. A ligação de médico e paciente é essencial para este estudo. Um dos estudos que foram no Edifício 10 foi o que levou à criação dos primeiros tratamentos para o VIH/SIDA e a primeira terapia genética completada com êxito.

 

 

 

Estes avanços vão ser revelados nesta série que conta com três episódios com duração de duas horas, cada.

 

 

 

“Primeiro em Humanos” foi produzido por John Hoffman, vencedor de um Emmy e mostra a vida dos médicos, investigadores e pacientes que, com estes ensaios, tornam possível o progresso da medicina.

 

 

 

Depois da emissão de “Primeiro em Humanos”, pelas 23:00, o Discovery Channel vai estrear “Catástrofe Clínica”. Este documentário aborda as horas críticas de um ensaio clínico britânico que não terminou como se esperava e que resultou na morte de todos os participantes.

 

 

 

No dia 13 de Março de 2016, um grupo de 8 homens participou num ensaio clínico de um medicamento experimental conhecido como TGN1412. Este fármaco era destinado ao tratamento da leucemia e já tinha sido testado com êxito em macacos, mas nunca em seres humanos.

 

 

 

O que deveria ter sido um ensaio clínico de rotina converteu-se num dos maiores desastres médicos da história recente.

 

 

 

Depois de receberem a droga experimental, os voluntários, que iam receber 2 mil libras para passar três dias no hospital, começaram a vomitar, com gritos de dor e sofreram desmaios. A temperatura disparou, os seus órgãos colapsaram e os seus corpos incharam tanto que os jornais de todo o mundo os chamaram de “homens elefante”.

 

 

 

Este desastre clínico vai ser investigado em “Catástrofe Clínica”, do Discovery Channel. Este  documentário conta com testemunhos dos médicos que estiveram presentes nesta verdadeira catástrofe clínica e não sabiam o que fazer.

 

 

 

Os investigadores vão tentar descobrir a verdadeira causa deste “desastre” clínico que vai ser investigado como crime, já que nunca ninguém provou o contrário. Este documentário também vai mostrar testemunhos dos próprios pacientes, que pensavam estar a fazer o bem a favor da ciência, sem saberem que na realidade estavam a por em risco a própria saúde.

 

 

 

“Primeiros em Humanos” e “Catástrofe Clínica” são as duas séries documentais que vão estrear a 18 de Setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.