Palmela acolhe “A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)” – 14.º Curso sobre Ordens Militares

Nos dias 28 e 29 de maio, o GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago da Câmara Municipal de Palmela e o Centro de História da Universidade de Lisboa promovem o 14.º Curso sobre Ordens Militares, a decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela.

Subordinado ao tema “A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)”, este curso divide-se num dia de trabalho teórico, com a apresentação da investigação mais recente, produzida por alguns dos maiores historiadores nacionais, e num dia prático, com visitas de estudo à Igreja de Vera Cruz de Marmelar, em Portel, e às ruínas da Igreja de Santiago, no Castelo, e ao Museu de Arte Sacra, em Moura.

 

 

Destaque, no programa, para a assinatura de um acordo de colaboração entre o Município e o Centro de História da Universidade de Lisboa e para a apresentação da obra “Comendas Urbanas das Ordens Militares”, das Edições Colibri, que resulta do 13.º curso, realizado em 2014. Do primeiro dia do programa ( 28 de Maio), é igualmente de destacar as conferências sobre D. Afonso Henriques, leccionada pelo professor José Mattoso, da Universidade Nova de Lisboa ( às 10:30); O papel das Ordens Militares e a construção da legitimidade: D. Sancho I,pela professora Maria João Violante Branco(às 11:30) e D. Afonso II e D. Sancho II: as Ordens Militares e a crise do império almôada, pelo professor da Universidade Nova de Lisboa, Hermenegildo Fernandes(às 12 horas).

 

 

No dia 29 de Maio realiza-se uma visita de estudo a Portel (Igreja de Vera Cruz de Marmelar) e a Moura (ruínas da Igreja de Santiago, no Castelo, e Museu de Arte Sacra). A partida realiza-se  às 09:00 de Palmela, junto ao Cine-teatro S. João. O regresso de Moura a Palmela está estimado entre as 19:00 e as 20:00.

 

 

As inscrições estão abertas até 27 de maio e têm o valor de dez euros para o público em geral, incluindo transporte para as visitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.