Palmela acolhe Fins-de-Semana Gastronómicos do Petisco

Petiscos e vinhos regionais dão as boas vindas ao verão em Palmela com novas “Experiências com Sabor” no calendário 2016.

Nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de Junho, a Câmara Municipal de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul promovem os Fins-de-semana Gastronómicos do Petisco.

 

 

 Esta é uma novidade gulosa no calendário 2016 do programa de promoção gastronómica “Palmela, Experiências com Sabor!” que, desde 2011, tem vindo a consolidar a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia e aos produtos locais de qualidade.

 

 

Os petiscos mais tradicionais da região surgem com receitas clássica ou em propostas mais inovadoras mas sempre em harmonização com os vinhos da Península de Setúbal. O Queijo de Azeitão e outros queijos de ovelha, os enchidos, o choco frito, as pataniscas, os caracóis, as conservas, as moelas ou as saladinhas variadas são presença obrigatória à mesa nestes Fins de Semana Gastronómicos que dão as boas vindas ao verão.

 

 

Participam vinte restaurantes do concelho de Palmela neste evento, que aposta na divulgação dos petiscos enquanto património da gastronomia local, assumido como importante produto turístico.

 

 

Os restaurantes participantes são:

 

Âncora e Serrano ( em Brejos do Assa) com Choco frito,Pataniscas,Salada de polvo,Peixinhos da horta e Chouriço de sangue assado.

 

Bobo da Corte (Castelo de Palmela), com “Por aqui é só Petisco!”.

 

Casa de Atalaia ( na Vila de Palmela), com Requeijão com doce, Conservas e patês variados, Azeite e vinagre balsâmico com pão da região.

 

Casa do Castelo (Miradouro do Castelo de Palmela), com: Camarão ao alhinho, Cogumelos salteados, Queijo gratinado com doce de tomate, Salada tropical e Farinheira com ovos.

 

Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal ( na Vila de Palmela), com Prova Regional de Queijo de Azeitão, Queijo seco de ovelha, Manteiga de ovelha, Chouriço de carne e Pão cozido a forno de lenha. Após a prova existirá uma oferta de prova de vinho tinto ou branco.

 

Chateu Café ( na Vila de Palmela), com os seguintes petiscos: Caracóis e Sopa Caramela.

 

Culto Café ( na Vila de Palmela),com os seguintes petiscos: Caracóis, Bruschetta de queijo da Serra de Azeitão, Tábua de enchidos, Cogumelos recheados com requeijão, tomate secam e requeijão, Crocantes de alheira e farinheira com molho de mel e mostarda Dijon.

 

Dona Isilda ( em S. Brás), com: Bucho em vinagrete, Fígado em vinagrete, Salada de grão de bico, Saladinha de orelha e Saladinha de polvo.

 

Four’k(na Vila de Palmela), com os seguintes petiscos: Queijo de Azeitão gratinado, Bolinhas de alheira, Pão de centeio recheado, Queijo de cabra gratinado com mel e alecrim e Salada de polvo “Four’k”.

 

Manaites Café ( na Vila de Palmela), com os seguintes petiscos: Salada de polvo, Salada de orelha, Salada de ovas, Caracóis, Moelinhas.

 

Russo dos Caracóis ( Lagoinha), com :Caracóis à Russo e Choco frito à casa.

 

Taverna da Ladeira ( na Vila de Palmela)  tem como principal petisco as moelas à taverna.

 

Alcanena ( na Quinta do Anjo), com Empadinhas de perdiz, Salada de mexilhão, Salada de polvo, Pataniscas de bacalhau e Salada de cenoura algarvia.

 

Casa da Pimenta ( em Vila Amélia – Cabanas), com os seguintes petiscos: Farinheira com ovo, Pipis ao piripiri e Pica-pau à Pimenta.

 

Flavors-Sabores Diferentes da Nossa Terra ( no Espaço Fortuna – Quinta do Anjo), com os seguintes petiscos: Pratinhos de petiscos de Quinta do Anjo com montes de Queijo de Azeitão.

 

O Gama ( em Cabanas – Quinta do Anjo), com os seguintes petiscos: Ameijoas à Bulhão Pato, Enguias fritas, Choco frito, Salada de Polvo e Tachinho de conchinhas.

 

Santiago Maior-Café, Bar, Lounge ( no Espaço Fortuna – Quinta do Anjo), com: Caracóis, Pipis,Tostas Santiago, Wraps Santiago, Queijo de Azeitão com pão.

 

O Forno ( no Pinhal Novo), com os seguintes petiscos: Salada de ovas à marinheiro, Salada de polvo de vinagrete, Salada de orelha de coentrada, Salada de grão com bacalhau à alentejana e Salada de feijão frade com atum à casa.

 

O Telheiro ( no Pinhal Novo), com os seguintes petiscos: Salada de polvo, Caracóis, Gambas al Guilho e Pica-pau.

 

A Moagem ( no Poceirão), com os seguintes petiscos: Choquinhos fritos, Orelha de coentrada, Bucho de coentrada, Polvo de coentrada e Caracóis.

 

 

Estes são os restaurantes e os pratos que podem ser provados durante os Fins de Semana Gastronómicos do Petisco, em Palmela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.