Palmela acolhe o 22º Festival do Pão, Queijo e Vinho

O 22º Festival do Pão, Queijo e Vinho, do Concelho de Palmela, promove uma trilogia de sabores típicos desta zona da serra da Arrábida de 1 a 3 de Abril.

 

O primeiro dia do Festival começa com a ModAlentejo às 19:30; às 20:00 uma demonstração equestre seguida de baptismo, a cargo da Escola de Equitação “Quinta dos Barreiros”. Segue-se uma demonstração, com jogo de cabrestos, realizada pelos alunos do “Centro Hípico”, às 21:00. Meia hora mais tarde, às 21:30,pode visitar o espaço gastronómico, que está a cargo do chefe Jorge Nice. Às 22:00, os alunos da Quinta da Caldeira vão fazer outra demonstração, desta vez de toureiro. E onde há toiros e toureiros tem que haver trajes e, como tal, o festival vai ter um concurso de trajes à portuguesa.

 

 

O espaço abre às 15:00 e fecha às 00:00, durante os três dias do Festival.

 

 

A 2 de Abril voltam as demonstrações equestres da Escola de Equitação “Quinta dos Barreiros”, no picadeiro (das 9:30 às 00:00). A manhã vai ser preenchida com aulas de equitação. Durante a tarde vamos ter: “A Arte do Circo” pelo Centro Social de Quinta do Anjo( às 14:00); Demonstração de tosquia por Armindo Mendes, junto ao picadeiro (às 16:00); “Sabores Tradicionais” (17:00); Corrida de ovelhas, no Ovinódromo (às 17:30). As principais coudelarias da região vão estar presentes, neste festival, para uma pequena apresentação a ocorrer às 15:00. As demonstrações equestres continuam, à noite, com as seguintes actividades: obstáculos, carrocel de seis conjuntos, volteio artístico, pas de deux à portuguesa, carrocel de quatro conjuntos e ensino.

 

 

O concerto com o Quarteto Bárbara Lagido acontece no espaço da gastronomia.

 

 

O último dia é a 3 de Abril. O domingo começa com um passeio de BTT organizado pelo Quintajense Futebol Clube. Demonstrações Equestres da Escola de Equitação “Quinta dos Barreiros”, no picadeiro. Estas demonstrações começam às 09:30 e acabam às 20:00. Para os mais novos, o espaço infantil é o local ideal para estar. Os mais novos podem estar das 11:00 às 19:00 no espaço infantil organizado pelo Centro Social da Quinta do Anjo. A entrega de prémios acontece bem perto da hora do almoço, às 12:00. Continuamos com circo, na parte da tarde. Este começa às 14:00. Uma hora depois, às 15:00, a academia Unik Gymdance apresenta-se no espaço de gastronomia. No resto da tarde,ainda, pode-se ver:uma demonstração de tosquia pelo mestre Armindo Mendes(às 16:00) ;“Sabores Tradicionais” (às 17:00); Corrida das ovelhas (às 17:30) e Art’Ensemble (às 18:00 horas). O encerramento do festival acontece às 21:00.

 

 

A localidade de S. Gonçalo, Cabanas, na freguesia de Quinta do Anjo, é palco da 22.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, certame incontornável para quem deseja conhecer os produtos de qualidade desta região, onde o queijo de ovelha – com destaque para o Queijo de Azeitão DOP – os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional são reis.

 

 

Os visitantes do festival vão poder aprender como se faz queijo, no dia 2 de Abril, no museu do ovelheiro. Nessa mesma tarde, às 15:30, vai se realizar uma apresentação do clube de produtores da Arrábida. Nesta sessão os curiosos vão poder provar uma merenda regional feita com: queijo de Azeitão, queijo seco de ovelha, requeijão, compota de marmelo, chutney de maçã riscadinha e Pastel de Moscatel. A acompanhar estão os vinhos da Península de Setúbal e o licor Arrabidine.

 

 

A entrada, por pessoa, custa 8 €. Às 17:00 horas, desse dia, o público poderá provar três queijos e seis vinhos, acompanhados com pão da Quinta do Anjo, feito por algumas das padarias presentes no Festival. Esta prova está limitada a 20 inscrições e apenas podem participar maiores de 18 anos. O laboratório do gosto continua a 3 de Abril com uma prova de vinhos da Península de Setúbal ,acompanhada por degustação de queijo de Azeitão. Esta pequena degustação é organizada pela AVIPE e Confraria do Queijo de Azeitão. A doçaria, a fruta, as compotas, o mel e os licores completam o leque de tentações, para saborear em ambiente rural e a par de um extenso programa de animação, pensado para toda a família.

 

 

Para o público que anseia por um fim-de-semana mais tranquilo e bucólico, com oportunidade para contactar com os animais e conhecer as fases de produção do queijo de ovelha, o programa tem para oferecer as sempre animadas corridas de ovelhas ou uma demonstração de como se faz uma tosquia .Um vasto leque de demonstrações equestres (baptismos, aulas, volteio artístico, jogo de cabrestos, concurso de traje à portuguesa…), actividades infantis e passeios de BTT são mais algumas das propostas do Festival.

 

 

O 22.º Festival Queijo, Pão e Vinho é uma organização da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.