Palmela faz forte investimento nos transportes escolares e garante, ainda, 458 mil refeições em 23 estabelecimentos de ensino

A Câmara Municipal de Palmela, ao abrigo do Plano Anual de Transportes Escolares para o ano lectivo de 2016/2017, irá providenciar transporte escolar a um total de 2.589 alunos. Nesse mesmo ano, garantirá ainda, a distribuição de 457.875 refeições por 23 estabelecimentos de educação distintos.

No dia 6 de Julho, a Câmara Municipal de Palmela aprovou de forma unânime o Plano Anual de Transportes relativo ao ano escolar de 2016/2017. Com um custo total de € 1.085.258,85, este regulamento municipal irá abranger cerca de 2.589 alunos, dos quais 2.274 serão transportados em circuitos públicos e os restantes 315 em circuitos municipais.

 

 

Tendo em vista assegurar que os alunos do município possam cumprir a escolaridade mínima obrigatória, este transporte será totalmente gratuito para os alunos do ensino básico e comparticipado em 50% pela Câmara Municipal de Palmela, para os alunos do ensino secundário.

 

 

De salientar que, no ano lectivo em causa, os alunos que já iniciaram o 2º ciclo na E.B. Hermenegildo Capelo, em Palmela, residentes no Bairro Alentejano, na freguesia de Quinta do Anjo, serão incluídos nos circuitos municipais providenciados pela Câmara Municipal, por forma a reforçar a identidade local, como também, a relação destes com o concelho onde residem. 

 

 

Para além disso, e sinal representativo da forte aposta que o município faz nesta área, é de destacar o facto de que segundo o regulamento municipal, o acesso ao transporte escolar é e continuará a ser garantido a alunos matriculados em estabelecimentos de ensino da sua área de residência, desde que, a distância casa/escola seja igual ou superior a dois quilómetros. Medida, essa, que se pode considerar como mais vantajosa do que o usual, já que, regra geral, apenas se concede tal prerrogativa a alunos que têm que efetuar um percurso igual ou superior a quatro quilómetros.

 

 

Serão, ainda,  distribuídas 458.000 refeições por 23 estabelecimentos de ensino

 

 

No próximo ano letivo, a Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar, irá fornecer 457.875 refeições a 23 estabelecimentos de educação do 1º ciclo e Educação pré- escolar.

 

 

Com um investimento previsto de €676.870, 323.400 das refeições serão de confecção local enquanto que, apenas, as restantes 134.475, serão transportadas de outros locais e municípios. 

 

 

Estes serviços serão não só disponibilizados durante todo o ano letivo, como também, durante as respetivas interrupções do mesmo (a título de exemplo, durante as férias da Páscoa, Verão e Natal), de forma a que os alunos mais carenciados usufruam deste apoio suplementar durante todo o ano.

 

 

Este projecto será desenvolvido em parceria com os Agrupamentos de Escolas, escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância de rede pública e tem como um dos seus objectivos, assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada aluno, contemplando a possibilidade de dietas específicas que sejam devidamente fundamentadas graças a determinadas restrições alimentares ou ainda, a possibilidade de escolha por uma dieta vegetariana.

 

 

Fotografia: C.M. Palmela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.