Pedras Salgadas retomou tradição hípica

Pedras Salgadas, no distrito de Vila Real, retomou, nos dias 6 a 8 de Maio, a tradição hípica que caracterizou a localidade durante várias décadas, até 2005, ano em que o célebre circuito deixou de integrar as grandes rotas do hipismo nacional e internacional.

 

Além da qualidade das provas realizadas e dos resultados obtidos, destacou-se a elevada afluência de público, que, em fim de semana muito frio e chuvoso, saiu à rua para participar na festa hípica.

 

 

Ao longo dos três dias foram realizadas quinze provas. O Grande Prémio, no domingo, foi conseguido pelo conjunto e Ricardo Gil Santos & Zucchero. Em segundo lugar no pódio ficou António Vozone & Lacy Woman e, em terceiro, António Frutuoso de Melo & Chassana.

 

 

O Pequeno Grande Prémio, disputado no sábado, foi alcançado pelo conjunto Francisca Vaz Guedes & L B Caillou. No Concurso de Salto Internacional, organizado pela Green Horse – Eventos Hípicos, participaram cerca 140 conjuntos (cavaleiro e cavalo). Em declarações aos jornalistas que acompanharam a evento, Eduardo Oliveira, em representação da Green Horse, destacou a excelência do novo equipamento e daquele que considera o “melhor relvado nacional”, que, apesar das más condições meteorológicas, se manteve em excelente estado até à prova final.

 

 

Além do concurso de saltos, destaque-se ainda, durante estes dias, o espaço de exposição e venda de produtos e equipamento hípico, lado a lado com outros expositores locais de produtos regionais e de artesanato de Trás-os-Montes.

 

 

A inauguração oficial do renovado Centro Hípico de Pedras Salgadas, pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, na presença de representantes das mais diversas entidades, de entre as quais destacava-se o responsável pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal. No momento inaugural, o presidente da autarquia municipal, Alberto Machado, apresentou o centro hípico, cujas obras de renovação e remodelação significaram um investimento de dois milhões de euros, comparticipados pelo programa ON2. Considerado entre os melhores do país, o renovado Centro Hípico contempla vários espaços, como picadeiro, boxes, bancadas, casa do tratador e áreas sociais, e possibilita a prestação de diversos serviços, nomeadamente, a realização de concursos hípicos, a formação e prática de equitação, a promoção de equitação com fins terapêuticos, a disponibilidade de alojar, desbastar e cuidar de cavalos, o desenvolvimento de estágios ou campos de férias.

 

 

Entre 6 de Maio e 30 de Junho, a Loja Interativa de Turismo em ,Pedras Salgadas, tem patente ao público a exposição documental “Glória Hípica”, que percorre a história dos concursos de saltos em Pedras Salgadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.