Portimão: GNR apreendeu e doou 41 quilos de polvo

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, no dia 30 de maio, apreendeu 41 quilos de polvo, Octopus Vulgaris, na Praia do Barranco de Benaçoitão, em Vila do Bispo.

No âmbito de uma acção de fiscalização ao exercício da pesca lúdica, os militares da Guarda interceptaram um homem, de 38 anos, que transportava exemplares de polvo resultantes da actividade de pesca lúdica, o qual se encontra interdita. Relativamente à espécie polvo, Octopus Vulgaris, foram implementadas restrições temporárias, interditando a captura, a descarga e a manutenção a bordo e venda, entre as 22:00 horas de sexta-feira e as 22:00 horas de domingo, nas áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos do Algarve, visando esta medida contribuir para a gestão sustentável deste recurso. Encontrando-se também interdita no mesmo período e local a captura de mais de dois exemplares de polvo por cada pescador lúdico, devidamente licenciado.

O polvo apreendido foi devidamente acondicionado nas instalações da Lota em Portimão, onde após inspecção realizada na manhã do dia 1 de Junho, pela Autoridade Veterinária, se verificou que o polvo se encontrava próprio para o consumo humano, tendo o mesmo sido doado a uma instituição de solidariedade social local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.