Porto: Apreensão de cerca de um milhão de cigarros de contrabando, em operação STOP

A Unidade de Acção Fiscal (UAF), apreendeu hoje, dia 7 de Agosto, cerca de um milhão de cigarros de contrabando, destinado a abastecer os circuitos comerciais paralelos à actividade legal das tabacarias na área metropolitana do Porto.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, realizada na autoestrada n.º 3 (A3 – Vila Nova de Cerveira), no âmbito da actividade de prevenção e combate à evasão e fraude fiscal, os militares da Guarda detetaram 960 mil cigarros acondicionados em 48 mil maços de cigarros, que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional. Para além do tabaco, foram apreendidos 590 euros em numerário, assim como dois veículos utilizados na atividade criminal.

O valor comercial do tabaco apreendido é de cerca de 196 800 euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 157 440 euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco (IT) e IVA.

Foram detidos dois homens, de 32 e 48 anos, pela prática do crime tributário de Introdução Fraudulenta no Consumo, que serão presentes no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira, no dia de hoje, para primeiro interrogatório judicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.