Porto: O Objecto e seus Discursos promete uma conversa de fazer crescer água na boca

porto- objecto

 

O Objecto e seus Discursos desta semana vai ter uma conversa com o Chef Hélio Loureiro, responsável pelo cardápio que os campeões europeus de futebol provam sempre que são convocados. Um típico prato portuense, o Bacalhau à Gomes Sá, vai juntar à mesma mesa o famoso Chef e o profundo conhecedor da História do Porto, Júlio Couto, que foi agraciado com a Medalha de Grau Ouro de “Mérito Cultural” pela Câmara do Porto e com o “Bacalhau de Prata” pela Academia de Bacalhau do Porto.

 

 

Este encontro vai acontecer pelas 18:00 do dia 03 de Junho, sábado, no local onde nasceu o seu criador: a Ribeira, mais precisamente o número 114 do Cais da Estiva.

 

 

A mesa será posta para uma conversa em torno da iguaria, muito apreciada, sobretudo, em todo o território português e no Brasil, que recebeu o nome do seu criador, José Luís Gomes de Sá Júnior, comerciante de bacalhau. Em sua homenagem, o cônsul do Brasil no Porto mandou colocar uma placa na parede da casa onde nasceu, no Muro dos Bacalhoeiros.

 

 

Para saber a receita, os seus segredos e truques, participe nesta conversa onde vai ser revelado como as lascas de bacalhau devem ser amaciadas e confecionadas e toda a história que envolve este prato.

 

 

O evento, apoiado pelo Restaurante Vinha d’Alho, conta com a moderação de Graça Lacerda, técnica superior na Divisão de Acção Cultural e Científica da Câmara do Porto e responsável pelo Serviço Educativo da Galeria Municipal do Porto, que foi responsável pela organizaçãomde percursos culturais e gastronómicos com o objetivo de ligar conteúdos da documentação do Arquivo Histórico e da Biblioteca de Assuntos Portuenses a objectos museológicos e ao património cultural do Centro Histórico, além de ter trabalhado em projetos como “Memórias com Sabor”, que resultou numa publicação de “Doces Memórias e Memórias Salgadas”, bem como “Mundo dos Sabores”, que deu a conhecer a casa onde nasceu José Luís Gomes de Sá Júnior.

 

 

A participação nesta iniciativa é de entrada livre mediante o levantamento previamente do bilhete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.