Porto Welcome Center tem abertura marcada para 27 de setembro

A cidade do Porto é uma das principais portas de entrada para o Norte de Portugal e, para encaminhar o fluxo turístico, a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP, ER) abre agora, em plena baixa da cidade invicta, o Porto Welcome Center (PWC). A Região teve, entre Janeiro e Maio, mais de 1,1 milhão de dormidas de portugueses, 10% mais do que em igual período de 2015.

A Loja de Turismo, integrada na rede de Lojas Interactivas de Turismo do Porto e Norte de Portugal, está inserida na operação de regeneração urbana do Palácio das Cardosas e faz parte do projecto global de recuperação da baixa portuense e da valorização do seu Centro Histórico. O Porto Welcome Center surge com uma a simbiose perfeita entre a traça histórica e antiga do edifício com a aposta nas mais recentes tecnologias e a opção pela promoção através das tecnologias limpas.

 

 

A iniciativa foi pensada e concretizada de modo a estar absolutamente disponível para turistas e residentes. A loja funciona com informação disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

 

 

Esta Loja Interactiva de Turismo distingue-se pelas valências tecnológicas e de informação: vídeos sobre a Região e os 86 Municípios que a compõem; animação, mapas, textos e descrições, com visitas virtuais e animação 3D; aplicações para smartphones, entre outras tecnologias existentes na Loja. 

 

 

Outro motivo de forte distinção é o espaço gourmet, da responsabilidade do Chef Marco Gomes, à disposição dos visitantes. O serviço gourmet, com um total de cerca de 70 m2, inclui bar, espaço lounge, esplanada interior e esplanada exterior, visando a afirmação da Gastronomia e dos Vinhos do Porto e Norte, enquanto produtos distintos. Como não poderia deixar de ser, o espaço dedica uma zona aos vinhos, uma vez que há quatro Regiões Demarcadas no Porto e Norte: Vinhos Verdes, Vinhos do Douro, Vinhos do TávoraVarosa e Trás-os-Montes. Na Garrafeira, os turistas podem escolher um vinho com ajuda tecnológica. Este é o maior Welcome Center da Europa e do Mundo, teve um investimento total de 2,147 milhões de euros (com apoio do FEDER e do Turismo de Portugal) e encontra-se no coração turístico da cidade, bem próximo  da Estação de São Bento.

 

 

A loja interactiva móvel, apresenta a região “sobre rodas”. Trata-se do “TOPAS” um autocarro que, com base no modelo das lojas interactivas fixas mas com recurso aos mesmos meios tecnológicos de ponta. Tem disponível um conjunto de outras valências que permite efectuar a promoção do destino Porto e Norte em diferentes pontos do país e no estrangeiro, com especial atenção para o mercado espanhol. O Mercado Ibérico é o principal responsável pelo aumento das dormidas turísticas na região Norte, tendo em 2015 representado cerca de 70,62% das dormidas. 

 

 

O projecto nasce de uma parceria entre a TPNP e a Salvador Caetano e tem permitido potenciar uma inovadora modalidade de promoção turística do Porto e Norte de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.