Portugal terá semana de intenso calor e temperaturas podem chegar aos 42°C

Prevê-se que se mantenha o tempo quente ao longo desta semana, com uma descida de temperatura nos dias 7 e 8 e uma subida gradual a partir de dia 9.

Os valores mais elevados de temperatura deverão ser atingidos nos dias 5 e 6 de Julho (domingo e segunda-feira).No domingo e segunda-feira, a temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 30 e 34°C na generalidade do território, com valores
ligeiramente inferiores junto à faixa costeira (entre 28 e 30°C) e entre 34 a 39°C nas regiões do interior.

Em alguns locais, como por exemplo, no nordeste transmontano, vale do Douro, vale do Tejo e no interior do Alentejo, os valores da temperatura máxima podem aproximar-se de 40 a 42°C. Na noite de domingo para segunda-feira, prevê-se também uma pequena subida da temperatura mínima.

Os valores deverão variar entre 15 e 25°C, sendo que os mais elevados deverão registar-se no interior das regiões Centro e Sul. Nas noites de segunda para terça-feira e de terça para quarta-feira prevê-se uma descida da temperatura mínima, devendo subir novamente na noite de quinta para sexta-feira.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante norte, sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, soprando temporariamente do quadrante oeste nos dias 7 e 8.

Estas temperaturas elevadas devem-se à advecção de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África, associada a um fluxo de leste sobre a Península Ibérica, na circulação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de uma depressão centrada no interior da Península.Previsão elaborada a 5 de Julho de 2020.

Fique atento ao risco de incêndio e às restrições, estamos no período crítico de 1 de Julho a 30 de Setembro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.