Portugueses pedem dinheiro emprestado para pagar despesas domésticas

 

 

Para assinalar o Dia Mundial da Energia, que se comemora hoje, a Intrum analisa o comportamento dos consumidores tendo por base o estudo anual, European Payment Consumer Report e conclui que mais de metade dos portugueses inquiridos (54%) diz pagar as contas domésticas de gás, água e electricidade, dentro do prazo. Uma percentagem em linha com a Média Europeia, que se situa ligeiramente acima com 58%. Já em Espanha este número é inferior e apenas 46% assume pagar essas despesas dentro do prazo.

Por outro lado, 21% dos portugueses já deu ou emprestou dinheiro para pagar as contas domésticas de gás, água e electricidade, valor este ligeiramente acima da média europeia que é de 19%.

Itália lidera a tabela com mais do dobro da média europeia (41%), a dizer que já emprestou dinheiro para pagar as contas. Seguem-se a Roménia (38%) e a Hungria (37%).

Espanha coloca-se em linha com Portugal, mas com uma percentagem ligeiramente superior com 23%.

No entanto a Holanda (10%), a Suiça (9%) e a Dinamarca (9%) encontram-se no fim da tabela pois apenas uma pequena percentagem já emprestou dinheiro para pagar contas.

O estudo da Intrum revela ainda que em Portugal, durante o último ano, 17% daqueles que emprestaram dinheiro, ajudaram sem esperar que lhe pagassem de volta, em conformidade com a Média Europeia.

Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “É aconselhável que as pessoas façam um planeamento das suas despesas de forma a evitar o endividamento. Assumir a responsabilidade pelas finanças pessoais e consumir com moderação, juntamente com a plena compreensão das consequências de uma dívida, são questões muito relevantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.