“Postal da Grande Guerra”, a partir de 16 de Maio , no Jornal 2.

Nas evocações do centenário da Grande Guerra, e no âmbito de uma parceria entre a RTP e a Comissão para as Evocações do Centenário da Grande Guerra, foi apresentado este projecto.

 

 

O espaço terá emissão semanal, às segundas-feiras, no Jornal 2, a partir de dia 16 de Maio, sendo igualmente retransmitido na RTP Internacional. Aqui irá descobrir-se e divulgar documentos inéditos, apresentar artigos de imprensa, alguns deles até divertidos, mas censurados à época e nunca antes lidos. Para além da História, vai-se contar as estórias em torno dos portugueses que partiram e aqueles que ficaram, as mulheres, as famílias…Ou seja, homenagear os milhares de portugueses que combateram pela Pátria, evocar o soldado Português e, acima de tudo, manter a memória de um momento único na História.

 

 

Vão ser divulgados postais escritos durante a Grande Guerra e outros que ficaram por escrever, pois não nos podemos esquecer que estes postais, tal qual como os atuais posts das redes sociais atuais, eram também usados como veículo de informação rápida e de propaganda!  

 

 

Na versão multimédia desta rubrica, os postais terão um link direto para os sites de cada um dos parceiros, os quais já desenvolveram um trabalho notável sobre a Grande Guerra. Exemplo disso é a Antena 2, onde já poderá ouvir a obra musical completa dos compositores da época que ilustram cada postal.

 

 

O primeiro “Postal da Grande Guerra”, com emissão no Jornal 2 de 16 de Maio, será dedicado ao apresamento dos navios alemães.

 

 

Os temas a abordar são muitos e diversos, partindo sempre de postais e ilustrações da época, desde os mais conhecidos aos menos conhecidos, incluindo a assistência religiosa aos militares, os intelectuais na Guerra, os diários de serviço de um batalhão expedicionário, entre outros.

 

 

Para concretizar este projecto o Arquivo Histórico Militar, a Biblioteca Nacional de Portugal ou a Hemeroteca de Lisboa foram parceiros muito importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.