Póvoa de Varzim: GNR apreende uma tonelada de bivalves, em Operação STOP

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos, durante a madrugada de hoje, dia 8 de Julho, apreendeu 1 066 quilos de amêijoa japonesa, na Autoestrada do Norte Litoral (A28) – Póvoa de Varzim.

Durante uma acção de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, os militares da Guarda detectaram um veículo a transportar amêijoa japonesa subdimensionada, isto é, que não possuía o tamanho mínimo legal de quatro centímetros exigido por lei para a apanha desta espécie. A mercadoria apreendida, com o valor estimado de 9 594 euros, teria como destino o mercado espanhol.

Foi identificado um homem, de 45 anos, e elaborado o respectivo auto de notícia por contra-ordenação por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infracção punível com coima máxima de 37409,88 euros.

A GNR salienta que a prática da apanha de bivalves sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de bivalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.