O presépio com figuras em tamanho real vai celebrar duas décadas nas ruas de Monsaraz. A inauguração desta edição comemorativa do presépio vai decorrer no dia 1 de Dezembro, às 15:00, junto à Porta da Vila, com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Até ao dia 6 de Janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo. O presépio de rua de Monsaraz é um projecto concebido há 20 anos pela escultora Teresa Martins, que também vai estar presente na inauguração, e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite.

A programação do Natal das Freguesias integra também a festa de Natal dos seniores da freguesia de Monsaraz, no dia 15 de Dezembro, pelas 13:00, no Centro Cultural da Barrada. A vila medieval vai receber no dia 21 de Dezembro, às 17:00, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19:00, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de Dezembro, às 13:00, a festa de Natal dos seniores e reformados no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. O programa integra ainda espectáculos de magia para as crianças do ensino pré-escolar e do ensino básico da freguesia, nomeadamente, no dia 11 de Dezembro na Caridade (às 10:30) e em Perolivas (14:00), no dia 12 de Dezembro no Jardim de infância de Reguengos de Monsaraz e na Creche e Aparece (10:00) e nas turmas dos 1º e 2º anos (13:30) e dos 3º e 4 anos (14:30) da Escola Básica Manuel Augusto Papança, e no dia 16 de Dezembro no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (10:00).

Neste dia haverá também espectáculos de magia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (14:00) e no dia seguinte no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (10h) e no Solar de São Lucas (14:00). O Cante ao Menino com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz realiza-se no dia 26 de Dezembro na Ermida de Nossa Senhora da Caridade (19:30) e no dia seguinte na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Perolivas (19:00), e na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz (20:00).

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de Dezembro, às 17:00, será inaugurado o presépio de rua com a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. A banda filarmónica vai também desfilar no dia 7 de Dezembro, pelas 17:00, em Carrapatelo, e no dia 14 de Dezembro, às 16:00, em Santo António do Baldio. No dia 22 de Dezembro, pelas 18:00, realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense na Sociedade União e Progresso Aldematense.

O Natal das Freguesias integra também presépios de rua em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de Dezembro, a partir das 16:00, com a actuação dos Al-Canti. Este grupo vai também participar no Cante ao Menino, que decorre no dia 5 de dezembro, a partir das 19h, em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. No dia 14 de Dezembro, pelas 13:00, realiza-se o almoço dos seniores na Sociedade Harmonia Sanmarquense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.