Proença-a-Nova recebe Congresso de Arqueologia e História

cartaz Congresso Internacional GERAL

 

 

O Congresso de Arqueologia e História, que é delineado pela Associação de Estudos Alto Tejo e vai acontecer de 01 a 02 de Setembro, vai incentivar várias conferências paralelas, como é o caso de um serão musical e uma encenação militar que vai acontecer no Forte das Batarias na Catraia.

 

 

 

No dia 01 de Setembro, a partir das 17:00, o Forte das Batarias, em Catraia Cimeira, vai ser alvo de uma encenação militar que vai representar as invasões ao território português por parte do exército de Napoleão de Bonaparte.

 

 

 

O primeiro dia do Congresso de Arqueologia e História vai finalizar com um espectáculo promovido pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este espectáculo vai acontecer no Auditório Municipal, pelas 21:30. Do programa deste serão musical, que vai contar com a presença da soprano Filomena Silva, fazem parte sonoridades dos séculos XVII e XXI.

 

 

 

Nos dias 01 e 02 de Setembro, vários especialistas nacionais e internacionais vão falar sobre as linhas defensivas desde o século XVII a Napoleão. Isto porque o concelho de Proença-a-Nova é rico em estruturas militares.

 

 

 

A primeira sessão de quatro que compõem este colóquio, intitula-se de “A Linha Defensiva Talhadas-Moradal”. As restantes sessões vão abordar o Planeamento defensivo entre os séculos XVII e XIX; Sistemas defensivos na Europa entre os séculos XVII e XIX; e Linhas de Pesquisa e Valorização.

 

 

 

Esta primeira sessão integra, ainda, a inauguração da exposição documental “A Defesa da Beira Baixa – A Linha Defensiva das Talhadas-Moradal”, que estará patente até ao dia 22 de Setembro, no Auditório Municipal e cuja inauguração está marcada para as 15:00 do dia 01 de Setembro. Estas linhas defensivas são de grande importância e ainda são lembradas pelos populares por serem do “tempo dos franceses”.

 

 

 

De 23 de Setembro a 31 de Outubro, a exposição passará para o Edifício Fortes e Baterias, em Sobreira Formosa, ficando disponível para visita mediante marcação prévia no Posto de Turismo ou no polo da biblioteca de Sobreira Formosa.

 

 

 

Estas actividades são de entrada livre e abertas ao público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.