Regimento Sapadores Bombeiros-Lisboa celebra o Dia da Unidade em formato digital

O Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa, a mais antiga e maior corporação de socorro em Portugal, vai comemorar o Dia da Unidade no dia 19 de Maio de 2020, este ano num formato totalmente digital.

O contexto de especial adversidade e de excepção em que vivemos, sobretudo nos últimos dois meses, em resultado da Pandemia COVID-19, obriga a que as comemorações do Dia da Unidade sejam online.

No Facebook do RSB serão difundidas, ao longo do dia 19 de maio, actividades, vídeos, testemunhos, mensagens, que pretendem dar a conhecer junto da população em geral o Regimento e a História do Socorro em Lisboa.

É pretensão do Comando levar ao exterior dos quartéis esta efeméride, através das redes sociais, comemorá-la com os munícipes de Lisboa e do País, numa óptica de proximidade e confiança, bem como com as entidades parceiras, públicas e privadas, com as quais tem sido possível a concretização de muitas actividades integradas na missão do RSB, como é o caso das juntas de freguesia, Agentes de Protecção Civil e Socorro, e outras Forças de Segurança e de Proteção Civil, congéneres nacionais e internacionais.

PROGRAMA

09:00:

· Hastear da Bandeira Nacional;

· Homenagem aos Mortos.

10:00:

· Mensagem do Comandante do RSB;

· Mensagem oficial da Camara Municipal Lisboa.

14:00: Peças comentadas do espólio histórico do RSB.

16:00: Marcha do Sapador.

O Regimento de Sapadores Bombeiros, que este ano completa 625 anos de história de socorro na cidade, é uma unidade orgânica da Câmara Municipal de Lisboa, equiparada a Direcção Municipal.

Tem como missão, assegurar as actividades de protecção, comando e socorro e colaborar em todas as actividades de protecção civil.

É o mais antigo corpo de bombeiros do país e cuja génese se deve à preocupação de prevenção e de combate a incêndios na cidade de Lisboa no reinado de D. João I, que mandou publicar uma Carta Régia, a 25 de Agosto de 1395, com as primeiras regras, até agora conhecidas, sobre o combate a incêndios na cidade

É também o único corpo de bombeiros sapadores de escalão Regimento no País

O RSB tem 11 quartéis distribuídos estrategicamente pela cidade de Lisboa, abarcando um total de 24 freguesias.

A Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros, integrada no Sistema de Certificação da Formação da CML, é reconhecida a nível nacional e internacional. Tem formado milhares de bombeiros Profissionais e Voluntários e outros agentes de protecção civil, em áreas tão diversas como, entre outras: Emergência Pré-hospitalar, Substâncias Perigosas, Controlo de Flashover, Desencarceramento, Escoramentos e Resgate em Meios Mecânicos.

Sagrou-se campeão Mundial em Desencarceramento em 2015 e, desde essa data, tem assegurado o título de vice-campeão mundial nesta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.