Reitor da Universidade de Coimbra condecorado pelo Governo brasileiro

Reitor_UC

 

 

João Gabriel Silva, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), vai receber a Comenda da Ordem do Rio Branco. Esta Comenda será dada pelo Governo Brasileiro e a condecoração vai acontecer no dia 11 de Outubro, pelas 12:00, na Embaixada do Brasil, em Lisboa.

 

 

Esta distinção acontece devido às ligações entre Coimbra e o Brasil, já que a Universidade de Coimbra desempenhou um papel importantíssimo desta instituição na formação do país, já que parte da elite brasileira que esteve envolvida na independência do país estudou nesta instituição de ensino que ao longo dos tempos teve vários reitores de origem brasileira, atribui vários títulos honoríficos a personalidades do Brasil conta com milhares de alunos brasileiros.

 

 

Um dos pontos altos desta ligação aconteceu com o nascimento do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), cuja cerimónia formal de constituição aconteceu na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos) da UC. Este grupo, que é composto por 77 instituições, tem como principal objectivo a promoção das relações académicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e os parceiros internacionais.

 

 

A Ordem do Rio Branco, que foi criada em 1963, é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Esta Ordem é composta pelos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro e foi criada para distinguir pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, a nível nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.