Romaria de N. Sra. da Peneda agrega cultura, turismo e fé!

 

 

 

De 1 a 8 de Setembro, decorre a Romaria de N. Sra. da Peneda, na Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, uma festividade de cariz religioso e cultural, muito procurada a nível local, nacional e internacional.

 

Para o Município de Arcos de Valdevez e Confraria de N. Sra. da Peneda, esta é uma celebração que “segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprio, fazendo desta romaria uma das maiores e mais fascinantes de todo o Alto Minho”.

 

Esta celebração em honra de N. Sra. da Peneda e de todos os seus devotos, segue um programa preenchido com várias celebrações religiosas, desde missas, procissões com o Rosário e Oração de Vésperas; Oração de Laudes, Via Sacra e Exposição do Santíssimo). No dia 6, pelas 22:00, terá lugar o “Hino Akathistos em Honra da Virgem, Mãe de Deus (Beijo da imagem) e no dia 8, pelas 11:00, encerra a romaria, com a Eucaristia e Procissão da Festa da Natividade de Maria.

 

Existe ainda, um programa cultural, onde se destaca, no domingo, 1 de setembro, os “Fados à Senhora”, com a actuação do fadista arcuense Marco Rodrigues e a exposição de fotografia “Peneda: Esculturas e Formas”. No dia 6, pelas 2100 irá decorrer a “Bênção de Concertinas no Santuário, seguida de desfile até ao recinto do baile popular”.

 

Esta é uma celebração religiosa e cultural muito importante para o concelho, para os arcuenses e para todos os visitantes, não só pela sua essência religiosa e contemplativa, como também pelo notável património arquitectónico e histórico, desde o Santuário, ao escadório das virtudes e ao monumental escadório e as suas 20 Capelas temáticas, todos eles pontos de passagem obrigatórios, que alienados às magnificas paisagens naturais, fazem da Peneda, um destino turístico de excepção, no itinerário do Parque Nacional Peneda Gerês.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.