RTP 2: “Europa 30” vai reflectir sobre a adesão de Portugal à União Europeia

Europa 30

 

Há 30 anos, em 1986, Portugal entrava na União Europeia mas o que mudou desde então? O país está diferente. Este trabalho fala sobre os avanços e recuos na política, na economia, na sociedade, em que a história do nosso país se cruza com a história da Europa a que pertencemos. 

 

 

A série “Europa 30” vai reflectir sobre os 30 anos desta adesão o que mudou na vida dos portugueses. A série documental de Nuno Severiano Teixeira e David Castaño pode ser vista de 22 de Fevereiro a 29 de Março, sempre às quartas-feiras, pelas 20:50 na RTP 2.

 

 

“Europa 30”, a série produzida pela “Vende-se Filmes”, pretende-se analisar não apenas as negociações diplomáticas, os antecedentes e os principais acontecimentos que marcaram a presença de Portugal na União Europeia, mas também o impacto da adesão nas várias dimensões da sociedade portuguesa (política, económica, social, cultural), com o recurso a dados objectivos, que ajudam a compreender as mudanças verificadas nestes últimos 30 anos.

 

 

António Goucha Soares, António Lencastre Bernardo, António Mega Ferreira ou o comentador da SIC António Vitorino foram algumas das personalidades que deram o seu testemunho ao longo dos seis programas que compõe este projecto.

 

 

30 anos passados sobre a adesão de Portugal à CEE, actual União Europeia, acontecimento marcante da história portuguesa do século XX, e numa época em que o projecto europeu está a ser posto à prova com o aumento dos partidos de extrema, torna-se pertinente fazer um balanço deste processo em permanente evolução e que pode ser visto na RTP 2 de 22 de Fevereiro a 29 de Março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.