A RTP 1 estreia, no próximo sábado, um programa dedicado ao Fado e às Casas de Fado, intitulado “Fique em Casa…de Fados”.

Fique em Casa… de Fados! traz-nos a magia das casas de Fado para a rua. À porta de algumas das mais emblemáticas casas de Fado da cidade de Lisboa, 12 fadistas partilham memórias da história do Fado e levam a casa de todos os portugueses um género que é agora Património Imaterial da Humanidade”, explica a RTP em nota de imprensa.

Para um fadista tudo começa na casa de fados, espaço vivo de aprendizagem, transmissão e fruição cultural do Fado e da Guitarra Portuguesa. É ali que recebe os ensinamentos dos mais antigos. É ali que aprende a conhecer os reportórios poéticos, as melodias e o legado dos grandes pilares da tradição fadista. É aqui que cresce, enquanto artista, para passar a integrar, em nome próprio, uma herança colectiva que conta com uma história aproximada de dois séculos e que se assume, ainda hoje, em pleno século XXI, como um património vivo e universal”, acrescenta a mesma comunicação.

1 Museu, 11 Casas de Fado, 12 Fadistas, 25 Guitarristas nas ruas de Lisboa para todo o país. Num périplo que começa na Mesa de Frades escutamos Teresinha Landeiro e Pedro Castro. Passamos pela Parreirinha de Alfama com Ana Margarida e Paulo Valentim e seguimos para a Casa de Linhares onde nos esperam Fábia Rebordão e Jorge Fernando. No Clube de Fado escutamos Miguel Capucho e no Café Luso é a vez de Yola Dinis e Marco Rodrigues nos trazerem outro tema. É também com Marco Rodrigues que passamos pela Adega Machado. Seguimos esta viagem pela nossa cultura com Teresa Tapadas pelo Páteo de Alfama e junto ao O Faia encontramos Ricardo Ribeiro. Natalino Jesus brinda-nos com um tema à porta d´A Severa, Vanessa Alves estará no Senhor Vinho e Hélder Moutinho na Maria da Mouraria. Terminamos esta viagem no Museu do Fado com Filipa Cardoso”, revelando-se assim os artistas que integraram este projecto.

Este novo projecto é um documentário musical de Ivan Dias numa coprodução da Zerkalo, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC – Museu do Fado e RTP.

Cada fado será também emitido nas redes sociais da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu do Fado.

2 thoughts on “RTP aposta no Fado com “Fique em Casa…de Fados”

  • Pingback:

  • Avatar

    Mas há muitos mais fadistas que gostamos de ouvir. Parece-me que a RTP deveria manter este periplo muito mais tempo.Gostariamos que não fossem sempre os mesmos para que todos tenham a possibilidade de ser vistos.Quanto aos instrumentistas a mesma situação. Ouvir apenas instrumentais guitarradas também nos conforta a alma. Nada como o som duma guitarra.E Vivam os artistas portugueses tão mal estimados e tão esquecidos. Outros paises fazem gala em mostrar ainda reliquias velhinhas que cantam de maravilha malgrado os anos passados.Nós que tristeza escondemo-los. Tem rugas, principalmente as televisões.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.