RTP com acompanhamento exaustivo do Euro 2016 nas várias plataformas

A operação da RTP para o Campeonato da Europa 2016 foi apresentada , aos jornalistas, por Hugo Gilberto, um dos rostos( em conjunto com Carlos Manuel Albuquerque e Inês Gonçalves) que será responsável pela condução do programa, em horário nobre, que vai abordar as expectativas e analisar os jogos, diariamente. Ao longo de um mês, o horário nobre da RTP1 e da RTP 3 vai ser dedicado, totalmente, ao futebol.

“A bola é nossa”, este vai ser o lema da Rádio e Televisão de Portugal durante os meses de Junho e Julho. A banda sonora para todas as emoções está a cargo dos Amor Electro através do tema “Juntos Somos Mais Fortes”.

 

 

A análise dos jogos está a cargo de um leque de comentadores de luxo composto por ex. jogadores, como: Rui Costa, Toni ou Costinha e, ainda, o treinador Marco Silva. Já os narradores dos jogos serão: Alexandre Albuquerque, Paulo Sérgio e Gonçalo Ventura.

 

 

A RTP tem preparada uma operação 360° graus (rádio, televisão e web) para acompanhar, integralmente e de forma inovadora, a presença portuguesa no maior evento desportivo feito em solo europeu e sentir o ambiente que se viverá em França. Como enviados especiais estarão Manuel Fernandes Silva (que vai ser um dos narradores de serviço),Alexandre Santos, Pedro Martins e Marco Aurélio. Estas serão as vozes que vão relatar os golos do campeonato. O Campeonato da Europa realiza-se de 10 de Junho a 10 de Julho. Todos os dias haverá a transmissão de um jogo, já que é a estação pública que detém os direitos de transmissão das partidas, e os jogos mais importantes serão transmitidos em 4K, num canal especial.

 

 

Em dia de jogo de Portugal (14, 18 e 22 de Junho), Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos vão estar, durante o “daytime”, em directo do Fun Park da Seleção Nacional para acompanhar os jogos de Portugal. “Venha gritar golo connosco”, convida Tânia Ribas de Oliveira. O repórter Tiago Goes Ferreira vai partir numa auto caravana, em direcção a França, com o objectivo de acompanhar os adeptos das selecções com menos destaque nos órgãos de comunicação social.

 

 

Pedro Fernandes conduz diariamente “A Culpa é do Ronaldo”, o nome do formato é a antecipação da voz do povo quanto ao resultado da equipa nacional, já que tudo depende do Ronaldo. Este formato emitido diariamente (entre 9 de Junho e 11 de Julho) no “late night” da RTP1 e que vai contar com vários segmentos de humor: além do regresso de Herman José e Maria Rueff com as suas icónicas personagens Estebes e Zé Manel Taxista, e da equipa do programa de humor “Donos Disto Tudo”, Luís Franco Bastos também vai fazer parte desta equipa bem-humorada.

 

 

A análise do espólio futebolístico diário vai ser feita por Rui Miguel Tovar e João Nuno Coelho, os responsáveis por nos trazer um “futebol gourmet”, ao estilo da “Grandiosa Enciclopédia do Ludopelio”,da Rtp3.

 

 

A Rádio vai acompanhar as redes sociais e o que se diz lá sobre esta competição. O Diário do Euro dá a informação desportiva sobre toda a competição. No lançamento de cada jogo da seleção portuguesa, uma emissão especial vai ser feita para perceber quem é o povo que nos defronta. Os adversários de Portugal vão ser acompanhados de perto até ao jogo. A equipa da Antena 1 vai esmiuçar as principais diferenças e semelhanças na economia, educação ou cuidados de saúde , entre os dois países. Uma música vai ser feita, para cada país, com música de Toze Brito. Vai ser estabelecida uma ponte entre os dois povos através da rádio.

 

 

Como sempre, a RTP inova nas plataformas digitais. No segmento multimédia, um site apenas de dedicado ao Euro 2016, vai incluir toda a informação sobre o campeonato, com notícias ao minuto. No síte da RTP dedicado ao Europeu, terá a oportunidade de acompanhar, em tempo real, dezenas de dados estatísticos sobre os jogos que estão a decorrer. Na plataforma RTP Play, vai haver uma inovação: os internautas vão poder escolher entre cinco câmaras, que vão mostrar perspectivas diferentes da partida, onde poderá ter uma câmara a acompanhar Cristiano Ronaldo ou outro jogador à escolha. Está prevista uma câmara com resumo das jogadas em cada jogo.

 

 

A APP Euro 16,disponível para telemóveis e outros dispositivos moveis, disponibiliza notificações para golos ( os da selecção nacional como os das restantes equipas) e um aviso 15 minutos antes do início de cada jogo.

 

 

Uma vasta equipa de profissionais dará voz à Rádio Euro, destinada a cobrir todos os jogos Euro 2016 através da emissão online e Onda Média da Antena 1. Um canal online exclusivamente dedicado à competição, com o relato integral de todos os jogos do torneio, tanto da seleção nacional como dos seus adversários.

 

 

Durante a conferência de imprensa, esta terça-feira, Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, apresentou também as linhas gerais da operação para os Jogos Olímpicos, que irá incluir uma forte aposta no entretenimento. Este verão, ao invés do habitual programa do “daytime” “Verão Total”, “Praias Olímpicas” ocupará as manhãs e as tardes da RTP1. Para além disto, os paralímpicos vão ter um espaço dedicado a eles no “late night” da estação.

 

 

Com a RTP, o Euro vai estar em todo o lado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.