RTP emite ‘Histórias do Fado’ e conta com Camané, Ricardo Ribeiro, Carminho, entre outros

A partir de 4 de dezembro, a RTP1 percorre “a cidade de Lisboa à boleia do Fado para desvendar os seus mitos e lendas, mas também para cantá-lo com toda a alma de um povo. Histórias de quem sente o Fado como paixão contadas por figuras míticas e pela nova geração de artistas. Silêncio que se vai contar o Fado!”, refere o comunicado.

Em Histórias do Fado, figuras ligadas ao Fado atravessam a memória da cidade de Lisboa para descobrir de quantas formas se pode sentir o Fado. Das casas de fados favoritas às histórias de Amália, as Histórias do Fado percorrem a cidade à boleia do Fado e de cada um dos convidados, os quais nos levam aos seus lugares de eleição, contam histórias que ali viveram e presenteiam-nos com atuações nos locais mais inusitados. Podemos não saber de onde vem o Fado, mas queremos percorrer o seu caminho. E queremos que faça dele o seu destino nas noites de sexta-feira da RTP1“, acrescenta.

Nomes como Carminho, Camané, Ricardo Ribeiro, Mário Pacheco, Hélder Moutinho e, já de uma nova geração, os jovens Gaspar Varela, Teresinha Landeiro e João Filipe “viajam por algumas das casas de Fado mais lendárias de Lisboa, revivendo momentos, noites vividas e emoções cantadas“, refere a estação pública.

Histórias do Fado é uma ideia original de Ana Martins, Catarina Pinheiro, Francisco Borges, Francisco Andrade, Nuno Peleira e João Afonso. Para os autores, “Mais do que simplesmente cantar, os convidados do programa quiseram apaixonar os telespectadores partilhando algumas das histórias vividas na primeira pessoa e muitas outras já contadas e passadas por fadistas de outras gerações. Quiseram envolver-nos na sua própria paixão e visão que têm do Fado e suas nuances, quiseram contar-nos a sua própria história de Amor com este, que é já Património Imaterial da Humanidade“, acrescenta.

Cada programa terá espaço para pequenos momentos musicais inéditos, os quais, juntamente com as Histórias, ajudarão a desenhar um roteiro emocional da noite de Fados lisboeta. Este é assim um programa que nos transporta ao epicentro do Fado tradicional, nos leva a conhecer e a relembrar algumas das figuras mais míticas de sempre e a voltar a apaixonar por uma das nossas maiores tradições culturais no mundo. Histórias do Fado! O Fado nas histórias que se contam…

As Histórias do Fado chegam para contar aventuras, tradições e estórias do mundo do Fado tradicional. Silêncio que se vai contar o Fado!

Dia 4 de dezembro pelas 22:45, na RTP1.

Ideia Original de: Ana Martins, Catarina Pinheiro, Francisco Borges, Francisco Andrade e Nuno Pereira

Realização: Nuno Peleira e João Afonso

Convidados: Carminho, Camané, Ricardo Ribeiro, Hélder Moutinho, Mário Pacheco, Teresinha Landeiro, Gaspar Varela, João Filipe

Produção: Audacia – Produção e Comunicação

2020, 40 minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.